Olivença é Portuguesa!...

AS ILHAS SELVAGENS PORTUGUESAS
 
A recente tomada de posição da Espanha a propósito do famosérrimo "brexit" faz-me lembrar aquele velho dichote popular: "pimenta nos olhos dos outros, para mim é um colírio"!!! E vem isto a lume através de uma Carta do Amigo Antônio Duarte da Cunha Justo, Excelso Emigrante na Alemanha, cuja transcrição deixo aqui embaixo a quem interessar possa.
Nós Portugueses, como já é costume há séculos, seguimos a teoria Mayakowsky, até mesmo antes deste Poeta Russo ter existido. Mas tem antecedentes mais antigos do que o contencioso entre Portugal "y nuestros Hermanos" de Madrid que tudo fazem para nos ROUBAREM TAMBÉM AS ILHAS SELVAGENS AO SUL DA MADEIRA E PORTO SANTO - A China por exemplo acaba de construir uma Grande Plataforma de Paineis Solares Numas Ilhas que são reclamadas pela China Taiwan e pelo Vietnam, mas eles fazem ouvidos de mercador!
 
INÍCIO DE CITAÇÃO:

ESPANHA QUER TRAVAR O BREXIT POR CAUSA DE GIBRALTAR – E PORTUGAL CALA EM RELAÇÃO A OLIVENÇA E ÀS ILHAS SELVAGENS!
António Justo
O PM espanhol, Pedro Chances, declarou ontem que a Espanha recusará a aprovação do Acordo Brexit se não houver alteração na questão de Gibraltar (contencioso ente Espanha e GB) no projeto de Acordo-Brexit, entre EU E GB.
Gibraltar encontra-se desde 1713 sob soberania britânica.
Nesta lógica, o que acontece com a inclusão de Olivença no tratado, por parte de Portugal em relação ao conflito Espanha-Portugal?
Olivença é reivindicada, de jure, por Portugal, mas encontra-se, de facto, ocupada pela Espanha.
O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte integrante de Portugal e no Congresso de Viena de 1815, a Espanha comprometeu-se (a acabar com o conflito luso-hispânico ocorrido em 1762) a restituir Olivença a Portugal dado ter-se apossado indevidamente de Olivença através da imposição a Portugal pelos tratados de Badajoz de 1801.
Um caso ainda mais grave para o futuro é o facto de a Espanha também pretender assenhorear-se da zona marítima das Ilhas Selvagens (portuguesas)!
Espanha quer que se ignorem as Ilhas Selvagens portuguesas, entre as Ilhas Canárias e a Madeira que considera apenas como rochas, enquanto que o Estado Português insiste na sua classificação como ilhas, o que permite a ampliação da Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa. Portugal tem lá um farol.
Atendendo à caturrice espanhola, o governo português deveria passar a atuar como faz o governo chinês, com ilhas semelhantes, no Mar do Sul da China. A China aumenta as ilhas artificialmente e transporta para lá areia de outras zonas do mar.
Tudo isto constitui naturalmente um problema relativo à integração europeia, mas uma parte, importante a não ser descuidada, é a defesa da integridade nacional não se deixando ir na onda, a pretexto dos interesses dos maiores da EU. Mais tarde é que se reconhecem os erros cometidos ao longo da História. O mar é o grande potencial de recursos do futuro!
O que outrora tornou grande Portugal foi a consciência de expressar e espalhar no mundo o espírito europeu e não o de um seguidismo obediente de uma União Europeia que se prostitui por meros interesses de grandeza económica.
© António da Cunha Duarte António Cunha Duarte Justo
FIM DE CITAÇÃO.




Nota minha: 1 - A foto em anexo mostra o Xô Ex Presidente lá de Bule Queime, que nos apresenta aqui um dos poucos habitantes das NOSSAS ILHAS SELVAGENS, agora muito cobiçadas por aqueles que nos ROUBARAM OLIVENÇA!.

2 - Como mais de 90% dos leitores do FB não lê além das primeiras linhas então eu divulgo estas Pérolas das Sumidades dos Nossos Esmerados (des) Governantes na Minha Página Literária. Supostamente aqui haverá mais interessados em ler e como dizia JOAQUIM EVÔNIO na sua Saudosa Varanda das Estrelicias da Ilha da Madeira: Tudo pela Lusofonia, nada contra a Humanidade. Bem hajam pela leitura!...



Nota de Rodapé: CARRARAS são as aves que habitam nas Ilhas Selvagens ao Sul da Ilha da Madeira. Portanto pertencem a Portugal de Facto e de Direito!!!
 

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 21/11/2018
Reeditado em 21/11/2018
Código do texto: T6508597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.