Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PARA QUEM FALOU DA MORTE

Amiga,

Eu encaro a morte como uma festa e não como uma dor. É uma emoção forte que nos faz chorar, com isso muita gente a confunde com a dor. É uma passagem inevitável - todos nós que nascemos vamos morrer um dia. Ariano Suassuna, no Auto da Compadecida, em poucas palavras colocou nas vozes de Chicó e João Grilo a sua simplicidade: "Tudo que nasce, morre." "É, tudo que nasce, morre." Eu tenho um poema que fecho com o verso "Amor é vida e morte que nós todos temos".

Quando a gente passa a amar a vida, no meu pensar, a morte também é amada, porque a última é conseqüência da primeira, vou além, é a sua complementação, sua coroação, seu ponto máximo. Morrer, chegar a um final, dar um fecho na sua história. É o momento em que se pergunta o que fez tal ou tal pessoa enquanto estava aqui conosco? Eu a encaro como uma renovação, como uma liberação da matéria. O que se fez ou sentiu fica presente em outros pedaços.

Hoje de madrugada estava pesquisando a vida de Antônio Frederico de Castro Alves e muitas foram as minhas considerações de como um jovem de 24 anos pode ter escrito tantas coisas fortes em sete anos e puf.. se foi... contudo, passados mais de cem anos, o que ele viveu, pensou, escreveu está presente nos nossos dias, está presente em nós. Será que, se ele não morresse tão jovem, sua obra teria a mesma força que tem? Será que suas ações, se vividas depois dos seus 24 anos, não anulariam a força do seu trabalho? Ah, é um mistério tão gostoso. Gosto muito de meditar sobre a morte.
 
Bjs vivos de uma manhã brilhante no dia de Todos os Santos.

F.

Fernando Tanajura
Enviado por Fernando Tanajura em 01/11/2005
Código do texto: T66035
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Fernando Tanajura). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fernando Tanajura
Estados Unidos
1466 textos (154738 leituras)
1 e-livros (154 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 02:55)
Fernando Tanajura