Conselho aos que estão indecisos para fazer a bariátrica - Por Osiel do Nascimento Ferreira

Hoje é mais que especial para mim! resolvi compartilhar por aqui. Há pouco mais de um ano atrás parti em uma jornada que mudaria minha vida radicalmente.

Antes disso fiz parte de um programa para pessoas com obesidade mórbida por dois anos, onde a expectativa era de fazer a cirurgia bariátrica. Isso deveria acontecer ainda em 2020, porém com a pandemia todas as cirurgias não emergenciais foram canceladas pelos convênios.

Pesando quase 160kg depois de anos de sedentarismo, exageros, compulsões e com a saúde ficando cada vez mais debilitada recebi a indicação do amigo Lucas e através dele o tio Fábio sobre um hospital que fica em Campina Grande do Sul – PR chamado Angelina Caron que estava fazendo as cirurgias, porém pela distância precisava ficar uns dias por lá, entrei em contato com o Bruno responsável pela Pousada Casa Vitória que fica em Quatro Barras – PR e pronto, estava convencido a fazer a cirurgia.

Conversei com meu irmão sobre a possibilidade de me acompanhar até lá e ficar esses dias comigo, conversei também na empresa onde trabalho e com minha esposa sobre essa possibilidade e porque não dizer “Oportunidade” de fazer minha cirurgia ainda em 2020 e em plena pandemia.

Graças a Deus, tudo foi se encaixando, apoio e disponibilidade do meu irmão, amigos, esposa e empresa.

Medo? Sim, mas eram medos diferentes, um de continuar como estava e sabendo de todos os riscos que já estava correndo e outro de fazer uma cirurgia delicada, mas com a possibilidade de mudar minha vida. Decisão? Opção dois!, com fé e com Deus na frente.

No dia primeiro de outubro de 2020 parti em viagem com destino a Quatro Barras – PR junto com meu irmão, chegando lá fui extremamente bem acolhido pelos responsáveis da Pousada Casa Vitória e por todos os pacientes que lá estavam, uns já operados outros assim como eu iriam passar pela cirurgia. Todos se apoiando um no outro como se fossem parte da família um do outro. Na segunda feira dia 05 estava eu lá ansioso (para variar) e “pronto” para encarar esse que seria o maior desafio da minha vida.

Foram aproximadamente quatro horas entre a entrada na sala de cirurgia e quando acordei na sala do pós-operatório. Sentindo muita dor me lembro vagamente de ter levantado a mão e pedido ajuda para uma das enfermeiras para me medicar para aliviar a dor do pós-operatório. Devido a pandemia tive alta já no dia seguinte, ainda dopado pelas medicações e sem muita coordenação tive a ajuda do meu irmão para tomar banho e seguir para pousada, por lá ainda fiquei em recuperação até o dia 13 que foi meu retorno com o médico e aí sim ter alta definitiva e continuar o processo em casa. Me despedi dos responsáveis pela pousada com um sentimento de gratidão enorme por todo o acolhimento da parte deles.

Chegando em São Paulo o alívio era grande por finalmente estar em casa com minha esposa, essa por sua vez sempre me apoiando e do meu lado, fazendo meus curativos, preparando minha alimentação, e dizendo para eu ter calma que tudo isso iria passar logo.

Foram pelo menos mais quinze dias em casa sem sair do apartamento para fugir das escadas e tendo a necessidade de fazer caminhadas dentro de casa, da sala para o quarto, do quarto pela sala, passando pela cozinha tudo isso dentro de 65 metros quadrados confesso que as vezes era muito ruim, outras era até engraçado. Após esse período comecei a descer e fazer caminhadas pelo condomínio. Um desses dias fui para empresa, rever todos, afinal já estava com saudades. Fui muito bem recebido e sempre recebendo todo apoio de cada um até que finalmente pudesse voltar ao trabalho e recomeçar com a rotina o mais dentro do normal.

Hoje, dois dias depois de completar um ano posso dizer que tudo valeu a pena, dos 154 kg que tinha até o dia da cirurgia foram eliminados 60, graças a Deus agora com 94kg tenho uma outra qualidade de vida, tenho finalmente depois de tantos anos o prazer entrar em uma loja e comprar uma roupa que goste e não apenas uma que me sirva, ainda estou dentro desse processo, fácil não é, mas afinal quem disse que seria fácil? Hoje já vejo a necessidade de fazer uma outra cirurgia para reparar os “danos” do emagrecimento (barriga flácida, pernas com excesso de pele, os braços sem poder dar muito “tchau”, mas esses danos sinceramente não me incomodam em nada, fazem parte da minha história. Sou grato a Deus por isso.

A todos que estiverem passando por esse problema de obesidade eu hoje posso dizer que vale muito a pena passar por tudo isso e que com a graça de Deus e apoio das pessoas que nos cercam é possível reverter essa situação.

Muito obrigado a todos que juntamente comigo fizeram e ainda fazem parte desse processo.

Forte abraço e desculpas pelo “textão”! kkkkkkk