ANO NOVO

De 2021

Para 2022

Querido e esperado Ano Novo. Seja bem-vindo!

Terá muito trabalho e espero que esteja preparado.

Temos um solo, onde tudo que se planta se colhe. Mas precisa saber que ele não está tão fértil. O homem tem destruído as riquezas naturais com as queimadas, o uso exagerado de agrotóxicos e outras atrocidades.

Verá um céu azul, mas não tão azul, pois todos os dias são lançados no ar, gases e fumaças poluentes que escondem boa parte do céu. Ainda conseguimos ver o arco-íris e o sol que está cada vez mais gigantesco, por causa do aquecimento global.

Encontrará muita água doce, mas não muito doce, porque todos os dias são jogados nos rios e seus afluentes, toneladas de lixos e materiais poluentes. Não imagina a quantidade de peixes que morrem, daria para alimentar muita gente que também morre de fome neste mundo.

Terá uma floresta de árvores nativas e de animais de espécies variadas. No entanto, sentirá a falta de muitas delas, pois, usam as motosserras para decepar-lhes a vida, e muitos animais já estão em extinção, sabe por quê?

- Os homens querem domesticá-los e quando não é possível, matam por mero prazer, acentuando quem são os verdadeiros animais irracionais. Não sei se está conseguindo me entender, mas em pouco tempo entenderá.

Verá muitas crianças. Infelizmente muitas delas foram abortadas e jogadas no lixo, outras lutaram com o aborto e conseguiram nascer, mas foram jogadas vivas nos rios, sarjetas, esgotos ou abandonadas em um canto qualquer e muitas perambulam nas ruas causticantes das cidades.

Encontrará muitos homens, mas nem todos, porque eles matam uns aos outros. Temos homem-bomba que se submete a morrer para matar centenas de pessoas. Ah! Que tristeza!

Encontrará todos os dias, homens, mulheres e crianças, vítimas da violência e do descaso social .

Ainda persiste a Esperança, que a cada dia morre um pouco dentro de cada um.

A única certeza é a presença de Deus. Este sim, não mudou, continua acreditando na humanidade e acreditará em ti.

Não te contei tudo isso para que fique desanimado e sim porque tentei ser um ano melhor e não consegui. Também para te encorajar e ajudar a preservar as riquezas que tem e deixar para os próximos anos, um mundo melhor, com mais amor, respeito e compaixão.

Que consiga com tua força e jovialidade, realizar todos os desejos e sonhos projetados em ti.

Texto de Silvia Trevisani

@silviatrevisanipoesias