A terra ainda é azul....

Depois de décadas viajando pelo espaço resolvi que era hora de voltar meu olhar para o planeta terra de onde sai em missão há muitos anos (1997- Século XX) , pois a minha jornada estava chegando ao fim.

Eu já estava ultrapassando os últimos anéis de saturno, há uns 1,4 bilhões de quilômetros da terra quando virei-me para o lado do sol e lá estava o nosso planeta, todo azul e do tamanho de uma bolinha de gude flutuando na imensidão escura. Realmente uma visão fantástica, vocês poderão vê-la nas fotos que eu mesmo tirei. Porém o meu sentimento neste momento, não há como vocês mensurarem. Essa visão me fez refletir sobre tantas coisas presentes, e imaginando o futuro.

Yuri Gagárin, o cosmonauta soviético, o primeiro homem a dar uma volta em órbita completa ao redor da terra, ao ver nosso planeta daquela distância, disse: A terra é azul, toda azul e linda! Realmente, a terra vista do lado de fora é azul e muito linda e somando a isso, o silêncio absoluto do espaço, é difícil imaginar que ainda hoje na terra, promovem-se guerras, genocídios, tudo a favor de ideologias tacanhas, proselitismos religiosos, sem contar os negócios bélicos ultra rentáveis. E em que pese o avanço tecnológico, na terra ainda hoje morre-se de fome, tendo do lado, os campos sobejantes de grãos. Onde a saúde, a moradia decente e o saneamento, ainda não abrangem muitos outros, sem contar sobre a educação e trabalho digno. Onde a concentração da riqueza mundial pertence somente a 1% de indivíduos que as mantêm e prosperam cada vez mais, às custas da exploração da sua própria gente.

Na minha humilde maneira espacial de ver as coisas, toda essa problemática, está intrinsecamente ligada a dois comportamentos básicos. A ganância e a vaidade. Todavia, o que me conforta é saber que ainda existem pessoas na outra mão de direção. São aquelas que lutam diuturnamente para pelo menos, mitigar o sofrimento dos muitos poucos assistidos, mantendo assim a terra ainda com a sua aura azul.

Digo a vocês neste momento que a minha velocidade é bem mais rápida que o meu pensamento e palavras, e a terra já foge à minha objetiva e que à ela jamais retornarei. Sigo sem rumo por essa escuridão, mas, livre até que eu adormeça em definitivo. Talvez encontre um meteoro pelo caminho, ou ele me encontre......

Spazio Siderale - Missione Completata!

Un bacio per tutti - Arrivederci. - Sonda Cassini -

Início do século XXI.

José Alberto Lopes
Enviado por José Alberto Lopes em 15/01/2024
Reeditado em 16/02/2024
Código do texto: T7977148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.