Células Tronco

 

O assunto do momento gira em torno das células tronco, embriões e a utilização em pesquisas para a cura de várias doenças físicas do homem. É uma discussão apaixonada onde há opiniões a favor e contra, inclusive de cunho religioso.

 

Tenho observado muitas “afirmações” de ambas as partes quando, entendo eu, ainda deveríamos estar na fase das “reflexões”, ainda há muitas dúvidas, muitas perguntas a serem esclarecidas cujas respostas não são convincentes o suficiente para uma tomada de posição firme e definitiva.

 

Nas minhas leituras sobre o assunto e nas reflexões que procuro fazer, tenho pensado no seguinte ponto : para o surgimento da vida do ser humano é preciso a ação direta de três objetos, o óvulo feminino, o espermatozóide masculino e o útero materno. A função do útero é alimentar e desenvolver o óvulo fecundado que se transforma em embrião que se transforma em feto e que se transforma em bebê e esta função é vital até o nascimento da criança.

 

É importante esclarecer que a vida começa no exato momento da fecundação. Quando o espermatozóide entra no óvulo feminino tem inicio a beleza da vida e qualquer outra afirmação é mero exercício de especulação. As discussões hoje estão muito concentradas no aspecto cientifico do assunto. Como se isto valesse mais do que a vida.

 

Há dois mil anos atrás as tradições dos fariseus em Jerusalém davam mais valor ao sábado do que aos homens. Alguém disse: - “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado”. Os fariseus dos tempos modernos cometem o mesmo erro. Por interesses escusos entendem que a ciência é mais importante do que a vida.

 

Ora, a ciência deve estar a disposição da vida. E não a vida a disposição da ciência. Não vamos colocar o carro adiante dos burros.

 

Se já existe “vida” na fecundação não seria crime maior ainda deixar esta “vida” aprisionada por congelamento ? E de forma cruel para aguardar a passagem dos tais três anos quando se perde a maturidade ? Não teríamos aqui um crime hediondo ? Salvar vidas matando outras seria esta a solução ?

 

O tema é muito delicado. E a pressa costuma ser inimiga nestas horas. É preciso ter certeza de que o terreno por onde pisamos é sólido, caso contrário iremos afundar em areia movediça.