RESPOSTA A UM AMIGO...


          Primeiro recebi um pedido de socorro, urgente,,,
          Quando enviei a resposta, fiquei sabendo que houvera um desentendimento com a terapeuta.
          Um amigo me pedia ajuda, mas ele não me escreve a não ser em versos.
          Mas foi interessante porque na cópia do e-mail, da troca de correio eletrônico com a terapeuta havia um texto em prosa corrente e muito bem escrito.

          Ele é uma pessoa muito culta e apresenta um português corretíssimo, mas tudo que me envia são frases em aliterações e tautogramas, rimados. Já lhe sugeri que escreva um livro somente com as aliterações que ele usa. São infindas!!!

          Ele perdeu a esposa e a mãe há cerca de dois anos. Uma perto da outra. Eu pensei que este ano ele estaria melhor, mas não sei...

          "Tudo anda bem, ainda bem? Quando posso ligar, amiga, poeta, anjo do meu mar?"
          "A VERDADE QUE JAMAIS ENVELHECE... TEM A IDADE...  DA PRECE ?"  

           Esse era um dos meus recados. Eu precisava responder...

          Meu caro amigo, amigo do meu coração!
          Você me deixou enternecida...
          Eu não ri, mas sorri, talvez um pouco mais do que isso, quando li seu texto.   Pensei assim:
          -Ah! então ele escreve! Só pra mim que não...
          Desculpe, mas é a verdade!
          Compreendo que esse é um momento difícil, mas... O que fazer?
          Será que algum terapeuta convencional em algum momento acha que estamos bem e nos dá alta?

          Fiz terapia por cinco anos e só parei porque mudei de cidade. Num retorno depois de alguns anos (uma questão por causa de minha filha, fui pedir orientação), a psicóloga disse-me que a terapia não tinha adiantado nada, que eu precisava retornar. Que por aquilo que falei, Jung devia estar virando na tumba... Preferi continuar "louca de pedra"...

          Por outro lado, estando fora, observo mudanças significativas em minha filha, que faz terapia, mas não me abstenho de pensar: -Um dia isso terminará? Queria ter a resposta, mas não tenho.

          Também ocorre que o que meu bom senso indica, e eu sou terapeuta, com vários cursos, embora não pratique mais, é que é preciso haver equilíbrio. Hoje tenho a seguinte opinião, inclusive por experiência pessoal: usar exclusivamente a terapia alternativa pode ser eficaz na prevenção, quando algo está no começo, não agudizou ainda. Ajuda também em certos processos crônicos amenos, relacionados a somatizações.

          Em processos agudos (grandes terapeutas com quem estive em contato, na área de forais e de fitoterapia) diziam que não se pode, não se deve deixar de lado o sistema convencional. O mesmo dizia o grupo ligado à Iridologia e à Ortomolecular.

          Atualmente, sigo orientação da medicina Ortomolecular, mas para algumas situações, os medicamentos são alopáticos. Há medicamentos da medicina alternativa que favorecem o processo do alopático e outros que ajudam seu organismo a suportar melhor os efeitos colaterais de um medicamento alopático.

           Outra coisa importante a considerar é que tudo tem efeitos colaterais, se não for bem dosado. Até o chá que se faz em casa. Hoje já se sabe disso com certeza. Não apenas isso. Até na revista Caras e outras que já vi por aí, qualquer alimento traz a especificação de ser bom para e ruim para, bem como as conseqüências da falta de seus componentes no organismo e do excesso dos mesmos. Atualmente essa noção é bastante clara.

          Dito isto, quero lembrar-lhe que uma vez disseram-me que romper com o terapeuta, como você fez, sem subterfúgios é um sinal saudável, um sinal de melhora. É assim que você se sente?

          Isso é importante. Mas não esqueça do que falei sobre equilíbrio...

          Eu adicionei você no MSN. Eu não sabia, mas aprendi. Será que podemos conversar on-line?

          Precisamos testar um dia.