Porque contei um "causo" de viúvas,ontem,recebi muitas sugestões de amigas para falar das viúvas de outrora.Já não se fazem viúvas como antigamente,diziam.Hoje,muitas ficam "que é a cara da riqueza",graças ao INSS e,saem por aí,viajam,namoram,e,vestem-se como toda a gente.Algumas,segundo as más linguas,já no velorio,estão olhando as redondezas,estudando o terreno,os olhos chorosos gritando:-outro,meu Deus!mas,só as carentes,porque,quem fica viúva e se casa de novo-juro!-não mereceu a sorte.è como eu sempre digo:"cueca na cadeira,nunca nas gavetas";mas,tem quem não concorde comigo,embora achem,como eu,que,homem e cajú,o melhor de todos tem sempre um pigarro.Mas,voltemos á vaca fria,ou melhor,á viúva quente.Nos anos 20,30,era dureza!Ser viúva era uma arte dificil e dolorosa.O modo de vida era repleto de privações  materiais e morais.Todos reparavam na viúva;os maldizentes não tiravam os olhos dela.A coitada tinha ás vezes de trabalhar para criar os filhos já que a cumeeira da casa tinha desabado;entregue aos trabalhos do lar,sem instrução,nem peculio,tinha que encarar serviços humilhantes,ás vezes como acompanhante de idosos,faxineira em casa ricas ou acompanhantes de moças donzelas(naquele tempo elas existiam)á missa ou ás visitas.Agente logo identificava uma viúva:vestida de negro dos pés á cabeça,cara triste,olhos baixos.Um chapéu todo negro,com um "chorão",um pesado véu de crepe preto.As mais ricas,depois de anos de luto fechado,retiravam o "chorão",mascontinuavam de preto,até nas argolas que compunham as orelhas.As mais pobres,que não podiam comprar fazenda cara e trocar sempre de roupa,iam ficando"ruças",o preto desbotado,cor de burro quando foge,como chamava o povo.Era a farda da viúva.O pior era ter que ostentar uma moral inatacavel;não era preciso ser honesta,tinha que provar isso a todo momento.Quem "aliviava"o luto,ou,por necessidade,mantinha uma "ligação"com um homem era alijada da familia,motivo de desgosto para os pais,que lhe retiravam todo o apoio moral e material;caíam na boca do povo.As viúvas tinham que chorar caladas,viver da igreja prá casa,mesmo as bem jovens,na força da mulher,tinham que guardar castidade,viver reclusas,sem direito a diversão.Entregue ás saudades eternas.Por isso que um guarda de cemiterio estranhou aquela senhora bem posta,que vinha todo final de tarde ao Campo Santo visitar o falecido e ,quase ao sair,fazia xixi no túmulo.O guarda reclamou da heresia,mas,ela explicou:-cada um chora por onde tem saudade.
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 22/05/2008
Código do texto: T1000480
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.