Três contos diferentes e um mesmo final

Ele é de uma família católica tradicional, participante da comunidade. Estava vivendo um terrível dilema, por causa de um pecado mortal que a sua vontade concebeu, gerou e obrou.

Pela gravidade do pecado, sabia que deveria confessar diretamente ao Padre; mas, arrependido e extremamente encabulado, decidiu se humilhar só perante Deus.

Naquele dia reservado as confissões, ele saiu do confessionário cabisbaixo e triste, bem diferente das outras vezes em que saia alegre e altivo, com a paz e regozijo de ter cumprido sua missão.

Parece que teve vergonha da realidade e preferiu mentir.

Antônio era um antigo vendedor de carros, de um dos estacionamentos de sua cidade natal.

A situação econômica estava difícil, pois todo o país estava passando por um período de recessão.

Havia feito um negócio da China! E esperava revender aquele Fusca Fafá branco e ganhar um bom dinheiro. Com o lucro, ia jorrar leite e mel para a sua endividada família.

No entanto, descobriu dias depois, que o Fuscão, além de batido, estava com a mecânica ruim, talvez não chegasse a rodar 1.000 Km antes de fundir o motor. Não aceitava que sendo um vendedor e comprador tão experiente, com quase 30 anos de profissão, tivesse sido passado pra trás daquela maneira.

Por isso fiquei triste ao ver o Zé sair feliz do estacionamento, com o Fusca branco que comprou com dura e suada poupança de 5 anos de trabalho.

Quanto ao Antônio, o vendedor? Parece que teve vergonha da realidade e preferiu mentir.

Maria era uma criança que já tinha responsabilidades de pessoa adulta. Ela tinha 6 anos e brincava de boneca com seus irmãozinhos de 4 e 3 anos, como sua mãe e a mãe da sua mãe o fizeram, para ajudar os pais que trabalhavam fora. Sempre recebia elogios dos pais, pois cuidava dos irmãos menores como gente grande. Num fatídico dia, quando seu irmão estava ajudando-a a fazer suco, ele quebrou a jarra de vidro que sua mãe tanto gostava. A jarra era uma das poucas heranças sentimentais que havia sobrado da avó. Quando a mãe voltou do trabalho, ela, briosa das suas responsabilidades, assumiu a culpa. Parece que teve vergonha da realidade e preferiu mentir.