Tomando uma cerveja com Deus

Que os religiosos perdoem meu espírito rebelde, mas ontem ousei ir tomar uma cerveja com o bom e velho Deus. E acreditem o grande arquiteto bebe!

Foi em um por do sol lindo! Deus estendeu seu mando de bondade para que nos acomodássemos no chão, bem próximo a grama, sentindo o vento de fim de tarde trazer o cheiro de flores até nós, enquanto segurávamos, em nossas mãos, cada um uma “latinha”.

Falamos sobre coisas triviais, como o tempo, o problema político no Brasil (já se tornou um assunto trivial), falamos sobre frango assado e grelhado, sobre qual a melhor marca de carro e como o padrão de beleza das pessoas se torna cada vez mais estranho

Mas também falamos sobre coisas sérias e como dois grandes amigos, desabafamos sobre muitas coisas, e permitimos um ao outro dar opiniões sobre as escolhas e feitos do outro.

A certa altura resolvemos – ou eu resolvi – falar sobre minha vida.

“Você acha que terei sucesso na busca por meus sonhos?”

Deus não teve pressa para responder. Olhou-me de relance, e em seguida concentrou-se no horizonte rosa pintado como um tapete de honra que o Sol estende para entrada da Lua e das estrelas. Deu um gole em sua cerveja, estalou os lábios com satisfação, e por fim disse bondosamente:

“O que você entende por sucesso?”

“Ora, é quando atingimos nossos objetivos!” respondi

Deus sacudiu a cabeça afirmativamente, concordando, e depois pareceu distrair-se novamente

“Há alguma outra definição para sucesso?” – perguntei

Ele olhou-me enquanto dava outro gole em sua cerveja

“É claro que há! Imagine, você diz que ter sucesso é atingir seus objetivos, certo?” concordei “mas enquanto você não os atinge isso faz de você um fracassado?”

Fiquei pensando em uma resposta, mas ele continuou antes que eu pudesse dizer algo.

“Existe outra forma de sucesso que acho mais interessante. Veja bem, a maioria das pessoas que atingem seus objetivos, não sabem o que fazer com eles depois. Eu não chamaria isso de sucesso. Sucesso é você se perguntar á todo momento: O que estou fazendo com minha vida? Como estou vivendo? Estou realmente vivendo? E conseguir responder.”

A princípio não compreendi bem o que ele estava dizendo, mas aos poucos, tudo foi clareando em minha mente. Talvez fosse a cerveja!

“Que tipo de sujeito você é?” perguntou-me Ele me olhando.

“Sou o tipo mais normal do mundo, quero ter um bom emprego, dinheiro e felicidade”.

“Este é o problema das pessoas que buscam o sucesso!”

“Não entendo, isso é um problema?”

“Sim, pois se você apenas quiser, não conseguira fazer nada. Nem mesmo eu posso criar algo apenas querendo. É necessário fazer, trabalhar em nossas atitudes o verbo fazer. Lembre-se do que disse o profeta ‘No principio era o verbo’, e este é o verbo a que ele se referia, fazer! Quando queremos, criamos um sonho, mas sem fazer, este sonho não se movimenta, e se perde. E é exatamente no fato de fazer, e não de querer, que está à poesia da vida, o grande barato é poder realizar algo.”

Fiquei alguns instantes saboreando aquelas palavras, ruminando a idéia da diferença entre o querer e o fazer.

“e sabe o que mais” continuou ele “só faltou uns petiscos para completar esta cerveja”

Concordei. Ficamos ali por mais alguns minutos, observando os últimos raios de luz descortinar as estrelas enquanto Deus brincava com sua lata vazia, amassando e batucando uma melodia que acabara de criar.

Lucas Damasio
Enviado por Lucas Damasio em 12/07/2008
Código do texto: T1077144
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.