Um ano em Pereirópolis VII - "Merceditas"

— Vô! Ô vô! Tá me ouvindo? Tira esses fones!

— Ahn? Oi, meu anjo! Não ouvi você chegando.

— Também pudera, né, Seu Horácio. Que volume, vô. Vai acabar ficando surdo! Mas e aí? Tava ouvindo o quê?

— Tava matando a saudade de um disco que não ouvia faz tempo.

— Dá aqui. Deixa eu ouvir também.

Fernanda põe o headfone no instante em que tocava este trecho

"Carry me back, carry me back,

Carry me back, baby, where I come from.

Its been a long time, been a long time,

Been a long lonely, lonely, lonely, lonely, lonely time."

— Vô! Isso é Led Zeppelin! Eu não fazia idéia que o senhor gostava de rock and roll!

— Gostava, não. Eu ainda gosto.

— E por que o senhor ouve assim, com o fone?

— É hábito. Me acostumei a ouvir sozinho. E teve um tempo em que eu nem podia ouvir, acredita?

— Credo. Por quê?

— Por causa da sua avó. Ela me proibiu.

— Eita! A vó era daquelas que acreditava que rock era coisa do diabo?

— Não. Era Tradicionalista. Ter discos de cabeludos cantando em inglês era pior que heresia.

— Eu não vejo problema em gostar de rock e de música gaúcha.

— Nem eu. Eu gosto muito de Os Mirins, de Os Monarcas, dos Irmãos Bertussi, do Tio Bilia, do José Mendes... Mas a Dona Amália era mais rigorosa que o Paixão Cortes e o Nico Fagundes juntos. “Roquenrol nem pensar!” ela dizia.

— Mas o senhor dava as suas escapadas?

— Capaz! A velha era um tigre de tão braba. A única vez que ela me flagrou ouvindo escondido, virou bicho. Tive que entregar os discos pra ela guardar, antes que quebrasse tudo. Mas... passou o tempo, a gente foi se conhecendo... Então eu descobri os argentinos.

— Os argentinos? Não entendi.

— Sim. Eu explico: a ‘platinofobia’ era coisa muito séria na família da minha sogra. É uma coisa cultural isso de não gostar dos correntinos, coisa muito mais antiga que essa rixa por causa do futebol. Foi aí que eu cheguei, e falei sério com sua avó: “ou tu me devolve os meus discos, ou eu vou me separar de ti e casar com uma argentina”.

— E aí? A vó sentiu o drama?

— Bah, se sentiu. Pra ter uma idéia, quando a Mercedita veio morar bem aqui do outro lado da rua, a Amália gastou as economias dela pra me dar um toca-discos novo, me devolveu os LPs antigos e ainda comprou todos os vinis do Led Zeppelin lançados até 76.

—Que presentão, hein?

— Ah, sim. Uma maravilha! E sua avó morreu sem saber que a Mercedita era boliviana, não argentina...