Um ano em Pereirópolis XIV - "Dicas para uma alimentação saudável"

Abacate, abobrinha, alface, ambrosia, amendoim, araçá, ariticum, arroz branco, arroz carreteiro, arroz de leite, banana, batata (cozida; frita; pire; assada; com maionese), batata-doce (cozida; frita; assada; com maionese), bergamota, beterraba, bolinho frito, bolo (de milho, de mandioca, de cenoura,...), butiá, carne (de caça, de gado, de galinha, de ovelha, de porco, – que pode ser cozida, frita e principalmente, assada na churrasqueira), café preto, café-com-leite, cebola, cenoura, chiclé, chimia (de abóbora com coco, de uva, só chimia mesmo...), coquinho de butiá, cuca, cueca-virada, doce de leite, doce de gila, doce de figo, doce, doce, doce..., feijão, figo, figada, gemada, goiaba, goiabada, grapete, groselha, guaraná, guavirova, iogurte (caseiro), jabuticaba, laranja, leite de vaca, lima, limão, limonada, lingüiça, maçã, mamão, mandioca (cozida; frita; com maionese), manga, maria-mole, mate, mate-doce, mel, melado, melancia, merengue, mocotó (sopa), melão, mondongo, morcilha, mortadela, nega-maluca, negrinho (que outros chamam de brigadeiro), ovo (cozido; frito; assado; na maionese), paçoquinha, pão (caseiro ou d’água, que só o padeiro faz), pé-de-moleque, pêra, pêssego, pinhão, pipoca (com sal ou com melado), pirulito, quebra-queixo, queijo, quentão, quisuco, puxa-puxa, rabanete, radite, rapadura de melado, rosca frita, rúcula, salada (do que for colhido na horta), suco (do que for colhido no pé), salsinha, sagu, sopa, salame, uva, e, de vez em quando, um xis.

Observação: para a alimentação adulta, acresce-se apenas a canha e o vinho. Mas se beber, pelamordedeus, não dirija.