Ouça sua Mãe

Quantas vezes você já ouviu esse diálogo:

- Eu devia ter escutado o que minha avó dizia.

- É? E o que ela dizia?

- Sei lá. Nunca escutei.

Na verdade, devíamos. Sejam histórias com uma moral, ou ditos populares, essas lições podem nos ajudar com as dificuldades no dia-a-dia da escola, desde como falar com superiores, até como lidar com os imprevistos. Acompanhe:

- Se você não se der valor, ninguém vai dar. Pelo menos metade do sucesso de um professor dentro da sala de aula está na maneira de pensar. A aula é proveitosa (ou um desastre completo) dentro da sua cabeça muito antes de você se dirigir aos alunos. Você tem que colocar seu cérebro no canal certo: auto-imagem positiva, auto-estima alta e pensamentos vencedores. Basicamente, você tem que entender que tudo que existe hoje, tudo o que se conhece, já foi apenas uma idéia ou especulação. Você também é uma idéia, esperando para se tornar realidade. Quando você acredita em você, e nas suas idéias, as aulastendem a ocorrer com mais facilidade.

- Ponha a cara na janela. Seja corajoso, e assuma riscos calculados. Você tem receio de desenvolver novas metodologias? Você hesita na hora de ser mais enérgico com determinado aluno ou colega? Você assume a liderança em uma reunião ou trabalho de equipe, ou fica em seu canto, receiosos de dar sua opinião?

Sempre que você se pegar hesitando, seja corajoso. Assuma que você

- Ombros para trás, peito para a frente - com orgulho! Sabemos, por diversos estudos feitos por psicólogos, que a maioria das mensagens que recebemos na comunicação humana é feita através da linguagem corporal, contato visual, roupas e outros detalhes percebidos pelo receptor da mensagem. Se você confia em você, na sua capacidade de transmitir a matéria, todos seus indicadores externos (visuais) devem comunicar isso também.

- Quando você cair, aproveite e pegue alguma coisa lá embaixo. Todos nós passamos por dificuldades de vez em quando. Não somos perfeitos – somos humanos. E, sendo humanos, com certeza vamos aprender algumas lições durante nossas vidas. Então quando você se deparar com uma turma difícil, ou tiver uma promoção negada, quando você cair, aprenda alguma coisa com essa derrota, para ter sucesso na próxima vez que encontrar situação semelhante (ou pelo menos evitar cometer o mesmo erro).

- Acredite em você mesmo. A habilidade de discernir a verdadeira natureza de uma situação fica cada vez melhor com a prática e o passar do tempo. A intuição é como um músculo: quanto mais você usá-la, mais forte ficará. E quanto mais forte fica, menos gordura terá atrapalhando. Acredite em você quando ouvir aquela vozinha interior lhe dizendo para mencionar determinado assunto, ou quando sentir que algum aluno está colando.

Sejam as frases da sua mãe, pai, ou qualquer outra pessoa mais velha e querida, tenha certeza que essas palavras sábias podem melhorar seus resultados em vendas. Então, agora você tem uma excelente desculpa para ligar para essas pessoas e convidá-las para almoçar ou jantar: peça para elas fazerem uma lista das frases e ditos que mais gostam, aquelas que você cresceu ouvindo mas o tempo lhe fez esquecer. Anote-as e depois pense nelas - veja a melhor forma de aplicar essas gotas de sabedoria em sua carreira de professor.

dayti
Enviado por dayti em 03/03/2006
Código do texto: T118275