A Consulta

Um homem entra num centro de umbanda para se consultar com um guia.

Guia – fale meu filho, qual é o seu problema?

Homem – sabe que qui é pai, é que não sei o que acontece comigo, eu não bebo durante a semana sabe, mas quando chega o fim de semana, eu entorno todas, saio do bar cruzando as pernas, não sei como chego em casa, o grande problema, é que não sou alcoólatra, não sou, não sou alcoólatra, então não entendendo como isso acontece comigo.

Guia – sei... sei...

Homem – eu lembro que quando eu era casado eu era sossegado, mas mesmo assim queria a rua, daí a muié terminou com eu, e eu disse “poxa, que legal”, fiquei feliz pra caramba, agora, passei 10 anos solteiro, na gandaia, indo pra lá e pra cá, sem muié sabe, dentro de casa porque fora sempre tem, ta entendendo pai, mas agora me sinto só na minha casa, to quarentão, sabe, se não cuidar, vô morrer sozinho.

Guia – sei... sei....

Homem – então pai, eu estava pensando, tem uma moça que eu conheci no hospital quando tava em coma alcoólico que quer namorar sabe, ela acabou gostando de mim, mas eu não gosto muito dela não sabe, mas eu tava pensando em aceitar o convite porque um homem compromissado sossega mais em casa, sabe, a gente passa na esquina do bar, os amigos chamam, daí vamo beber uma, vamo beber duas, aí quando vê já bebeu todas, com uma muié não, é diferente, a gente fica mais com ela.

Guia – sei... sei...

Homem – ahhhh, obrigada pai pelos conselhos, vô indo, então é isso mesmo que vou fazer, mas antes eu vô no bar beber umas pra tomar coragem né...

Guia – sei...sei...

E o Homem sai certo da sua decisão.

FIM

Ana Nery Machado

14/04/2009