O curandeiro

Certa vez, um grande amigo meu, contou uma das histórias de seu pai. O pai dele se chama Jesus, e é carinhosamente chamado por todos nós de "Sô Jisuis".

"Sô Jisuis" foi boiadeiro, bom de laço, amansador de burro chucro, catireiro e berranteiro.

Mas com o peso dos quase setenta anos, passou a cuidar exclusivamente de sua pequena horta, onde, além de verduras, planta várias ervas medicinais.

Um dia, "Sô Jisuis" estava em um bar, participando de uma roda de viola, quando chegou um sujeito todo estropiado. O cara tinha hematomas nas pernas, braços, tórax e os edemas estavam muito inchados.

"Sô Jisuis", então perguntou:

_O que aconteceu, meu filho, foi atropelado ?

O rapaz respondeu:

_Não senhor, caí de moto faz dois dias e tô custando parar de pé.

"Sô Jisuis", então ofereceu:

_Passa lá em casa depois de amanhã, que eu vou te dar um remédio para melhorar essa roxidão.

"Sô Jisuis" foi para a casa, pegou meio litro de álcool, e misturou fumo de corda, alcanfôr, arnica, erva de santa maria, cipó de cachorro, alfavaca, folha de vicky, fedegoso, semente de imburama e outras ervas medicinais. Colocou tudo em um vidro e deixou fermentar, e o preparado resultou numa quantidade para durar uma semana de tratamento.

No prazo combinado, o rapaz apareceu e "Sô Jisuis" disse:

_Use umas três vezes ao dia, e logo estará melhor.

Na noite seguinte, bateram à porta de "Sô Jisuis" e ele foi atender. Era o rapaz novamente, que já foi dizendo:

_"Sô Jisuis", vim aqui pra ver se o senhor não arruma mais um pouco do remédio.

O homem então perguntou assustado:

_Mas você já usou tudo? Como está fazendo?

E o rapaz respondeu:

_Eu bebi.

E "Sô Jisuis" tornou a perguntar, bem admirado:

_Mas rapaz, aquilo é para fazer compressa, era pra durar uma semana. Você foi beber? Se ingerido pode até matar !

E o rapaz respondeu sorrindo:

_Não "Sô Jisuis", vim aqui pedir mais para toda a família. Eu tomei e acabei "cagando" um monte de lombrigas, estou me sentindo bem melhor !!!

BORGHA
Enviado por BORGHA em 19/05/2009
Reeditado em 22/05/2009
Código do texto: T1602413
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.