NAO ERA ..REBECCA ...era VO' ..CONCESSA....uma mulher enesquecivel !!!!!!


Hiiiiii! vo' !!! pare de contar estes ''casos '' novamente ...la vem voce outra veiz. heim vo'? que coisa !! de novo...assustando todo mundo com estas estorias de malvadezas do tempo da escravidao?...depois os meninos nao dormem e voce vai ter que dormir com eles..ta bao vo' ?... Voces querem ouvir meninos? QUEREMOS !!!
Mas vo' Concessa ... ( era Conceicao Maria Pinto da Silva Siqueira...nome pomposo..parecia de princesa imperial...era analfabeta...nunca conseguiu escrever seu nome.... assinatura oh!!! era ali na tinta e no dedao....tambem com um nome deste tamanho....coitada!!!...).. aos 80 e tantos..anos tinha a melhor coisa que um ser humano pode ter..." vivencia , experiencia, sabedoria da vida....e muitas, mas muitas estorias, casos e ""causos"" para contar e como gostava de contar...se gostava..e nos de ouvir..
...Era so aparecer um ''ouvinte'' e ..pronto...la ia ela para sua rede...sentava...pes nos chao...balancando devagarinho..e pitando seu pitinho de barro...fumo de corda bem picadinho......""do bao ""......como ela mesmo dizia !!... "" e este fumo nao faiz mar nao..sinho!! alem do mais eu num trago, num engulo...eu guspo fora ""...( e guspia mesmo....tinha um baldinho sempre ao lado...fazer o que ne'? o que e' de gosto ...regalo da vida...)...
Nasceu la' nos idos do comeco do seculo XX , na noite fria e com geada ""braba""( era como ela dizia.. e nao brava e antes do galo "" canta "" a meia noite ) do dia 27 de julho do ano de 1915 , la' pelas bandas de Morungaba , paroquia Amparo...Itatiba ..sei la'...assim ela falava....nao sabendo ao certo muitas coisas e nem muitos detalhes....os pais eram migrantes do Ceara...vieram para o sul em busca de melhorias de vida.. a mae era descendentes de italianos,era doce e suave.,olhos azuis sabia ler e escrever..lia para os filhos a biblia e ensinava por este livro, incutindo tudo o que ali havia em seus pequenos....mas vo' Concessa nunca foi capaz de aprender a ler e escrever.....o pai caboclao brasileirao....roceiro..trabalhava duro...sabia ler e escrever tambem..mas ...era turrao..autoritario...
Vo' Concessa tinha treis irmaos mais velhos que ela....( ela dizia assim....irmao home....irma muie'.....mininu home...minina muie'.....) ela foi a quarta a nascer e depois vieram mais um homem...mais duas mulheres... (dois mininu home morreram 'inda criancas..)....
Vo' Cocessa ? conta pra nos o comeco de sua vida...conta vo', conta....e ela contava....
Nasci cu medo di nasce...so medrosa di tudo que so vendu!!....mas so trabaiadera..sempre fui...vo morre sendo..nunca tivi medo di trabaio pesado , nao sinho !!! ...trabaiava na lida da roca..no cafeza'...carpindu cafe...tomandu chuva e sor quente.. 'dorava minha mae..mais.. tinha muito medo era di meu pai ...era muito brabo...batia di rabo di tatu ni nois , di vara di marmelo bem sequinha...fazia oh!!! zuuup e to' no lombo...eu 'bedecia ele im tudo!!...unica 'legria nossa era i no baile da tuia di sabado....ai sim !! eu dancava..e dancava.....conheci um mulato bunitu la, era di outra fazenda...gosto di mim... gostei dele...comecamo namora e meu pai discubriu e mando os irmao home bate nele, bateram tanto que o cuitado nunca mais pareceu la na tuia di sabado i nem nunca mais vi nem pintado di ouro....tambem mi vinguei....num falava mais cum os home da famia, so cos pequeno que num 'judaram bater e cas muie..e falava poco inda...pur azar uma 'ranha venenosa mordeo meu pe' e fiquei muito tempo doente e sem pude trabaia..pirdi te' a fala di susto
i fiquei ainda mais medrosa do que e'ra...i uma noite tivi qui i na privada la fora e vi um vurto parado i e'ra orrive..i dismaie..quando vortei tinha pirdido a voiz i dimorei pra falar di novo...i quando falava gagejava..i fiquei assim....quandu ficu nervosa minha voiz nao sai....
Meu pai fico duente...e morreo.....um ano dispois minha mae tambem.... os fios casadu morava com suas muie e fios...o sortero foi embora pra otra fazenda longe.. i eu i minhas irma muie viemu pra cidade grande...trabaia de 'pregada domestica...cada uma num canto...eu numa pensao, lavandu , passandu..cuzinhando, limpandu, arrumandu....i um dia conheci o vo' do ceis....num gostei muito no comecu nao !! mais..tinha zoio azur comu minha mae ...'ceitei casei... nasceu a mae do ceis...so tive ela...num quis mais nao...tava bao....pra que mais impiastro ne'? seo avo foi terrive, malandru...hummm! bati nele num bar um dia pur causa di uma mulata 'sanhada...num 'prendeu nunca...morreo di doenca do figo....'e do figo...'quela qui da' di tanto bebe ...pingaiada era, si era !!!
Trabaiei duro pra cria mia fia...mais da gosto de ve a muie que ela e' num da"? fia boa ta i !!! num dexa farta nada pra mim...mi leva pra tudo lugar de carro...mi da' di tudo...so num gosto muito do loco do pai do ces...mais si ela gosta!!!...num sei o que ela viu nele...nao!!!.... e vo' Concessa ria e riamos juntos pois sabiamos que meu pai e ela era oh!! , era guerra so de brincadeira...no fundo se gostavam..... ou nao ?sabemos la' nao?
Contava ela ....que la' pras bandas de Itatiba...no tempo da escravidao tinha um dono de uma fazenda de cafe muito grande, com muitos escravos...era home ruim..marvado..tinha varios ''feito de escravo '' tomando conta da ''negrada imunda'' se esquecendo que eram os ""imundos"' que lhe traziam a fortuna, que por sinal era muita, na lida diaria com o cafe, e ela sabia o quanto era pesado o trabalho na roca de cafe.
Os feitores ficavam numa especie de morro de terra, no alto tinha um rancho com sombra e agua fresca e o cavalo sempre pronto para sair atras de um ''negro fujao'', trazer de volta, bater, colocar no tronco e ate mesmo amputar com machado as pontas dos pes....e ela sempre parava um pouco neste ponto..parecia que chorava de do'...e continuava...
O home ruim, era tao ruim que usava e abusava das negras, engravidava e depois vendia os filhos que era dele mesmo...tinha sempre um ou dois negros ''procriadores'' fazendo o mesmo e vendendo as ''molecadas'', os escravos eram mercadorias...era tao ruim que mulher e os filhos foram embora, morava sozinho, bebida, praguejava, blasfemava contra tudos e contra todos.....principalmente contra Deus...e foi vivendo, fazendo mais maldades, ruindades....at'e que um dia....chegou sua hora...
Encontraram morto no quarto, ja estava meio podre...cheirando mal...veio o delegado...o cura da igreja matriz..o prefeito...preparam o enterro....colocam no caixao....levam para a cova de terra.....dois dias depois a terra tinha devolvido..caixao e tudo...o ''coisa ruim'' la' dentro...seco...enterram em outro lugar de novo...a terra devolve mais uma vez.... o que fazer? o cura sugere levar para a igreja...fazer uma bencao....fizeram...nada...de novo ..devolucao....e notaram que sua barba, unhas..tinham crescidos..e continuavam crescendo...apararam a barba...cortaram as unhas....de novo continuava a crescer..e ele secando...secando..e o cura , o delegado, e o prefeito....mandam fazer um lugar especial dentro da torre da igreja matriz de Itatiba e...colocam 'o coisa ruim'' la' e.... esta la' ate' hoje a barba tem sempre que ser aparada..as unhas cortadas...senao arranha todo o caixao...Quem corta? o cura uai..pra isso ele 'e o cura da igreja.!!..estudou pra isso nao foi? se voce for la ver..vai ver o caixao todo lascado, arranhado por dentro e por fora...
Vo' Cocessa ? ...nao esta vendo a cara dos seus bisnetos...carinhas de medo..todos encolhidos na rede a sua volta..tem um ate dormindo chupando o dedinho..vamos parar por hoje, vozinha? ok querida.?? isto me faz lembrar de minha infancia vo'!! voce tambem contava este caso para mim......vou levar um por um pra suas caminhas e vamos ver se vao dormir a noite toda...se acordarem vou te chamar viu biza Ceissao!!!... e ela fumando o pito e rindo....riso de inocencia....tirado do fundo d'alma....riso de amor...amor 'a familia..enorme que ela comecou a formar...eram dois...viraram quatro..aumentou para oito...subiu para doze...quase terminou no dezenove...parou no 21.....ganhamos....todos nos ganhamos...ganhamos de poder ter na lembranca a mae, a sogra, a vo' e a biza ...Concessa...que hoje mora bem longe do olhar de todos nos mas bem perto do ''coracao'' do criador e do nosso tambem...
...Pronto vo', todos nas camas , dormindo...e vo'? agora que ja sou crescida, mae, esposa...ja tou ficando velha tambem...me conta? 'e verdade mesmo esta estoria? fala a verdade pra mim vo". nao me engana...quero saber a verdade...
Fia....eu vi...vi com estes zoios qui a terra ha' di come....era minina piquena...minha mae mi levo pra ve..vi e nunca mais mi isquici..deus mi livre!!! nunca mais quero ve!!...ce num credita em sua vo' nao?
Acredito vo'....'e que 'e uma coisa que da' muito medo...uma coisa desconhecida...mas vamos...eu te ajudo ir pra cama...ta tarde ja".... levei pra cama...cobri..beijei..boa noite..
Algum tempo depois fui embora para morar no exterior...deixei vo' Concessa...fui viver minha nova vida....e um dia recebo um telefonema...era 1o de dezembro de 2002...seculo XXI ja'..e ela tinha ido morar com aquele que todo dia de manha ao acordar, no meio do dia e a noite ao deitar ela chamava de pai - DEUS - tenho certeza que esta bem la'... contando pra ele e pra quem quiser ouvir o ''causo '' do marvado de Itatiba...seram que vao acreditar? ou teram que descer ate Itatiba para verificar "" in loco ""?

PS: conversei com muitas pessoas de Itatiba sobre este ''causo'' alguns ouviram os avos contarem, os pais, os amigos.....alguns disseram que viram no lugar...sera?.....muitos...que nunca ouviram falar deste ''causo''...mas eu mesma nao fui la na torre da igreja matriz para verificar nao...ainda sinto o mesmo medo de quando era crianca e vo' Concessa contava e eu ouvia fascinada mas...morrendo de medo..e a ao dormir cobria a cabeca e ficava rezando para o ''marvado'' ir pra longe...dava certo...ele nunca veio me assombrar...talvez com medo de mim tambem...vo' Concessa vivia dizendo que eu era muito ''marvada'' porque maltratava o gato dela.....e que eu era igual ao de Itatiba....sou nao vo'!! sou boazinha.!!.se sou!!!....fiquei...de tanto medo...
Com amor de sua neta preferida ( sou sim...ciumentas...buzzz lingua pro ceis...) e de suas outras treis ""netas "", bisnetos, bisnetas, genrosnetos, dois exgenrosnetos,..filha... e seu genro preferido e unico......
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 03/06/2009
Reeditado em 28/12/2009
Código do texto: T1629667