'' COISAS DE MAE BENE ''



                              Velho e' assim mesmo!! vai relembrando e ja' tem que ir escrevendo e depressa, senao, ja' viu ne?..esquece rapidinho. ainda mais que ja' passei dos meus 70 e tantos.

                                Estava uma tarde,acho que ai' pelas duas horas, meio cochilando no sofa da sala apos ter almocado tao gostoso,arroz,feijao mulatinho bem temperadinho, caldo grosso, pescada branca bem fritinha, salada de alface com tomates e cebolas bem temperada com azeite, vinagre, sal e pimenta do reino, uma delicia, guarana, e ainda mais que a sobremesa foi arroz doce com aquela pitada de canela moida em cima...hummmm.!!!! 
                                Serenidade cozinha bem e gostoso.!!!!

                                Andei um pouco pelo jardim, para fazer o ''quilo''como costumo chamar a digestao, mas o sol gostoso de inverno nesta hora foi me dando uma sonolencia e fui para a sala, liguei a tv e como sempre faco deitei meio a meio,nem sentado nem deitado mais parecido com uma interrogacao, alias meu medico ja' sabe disso e continua insistindo que minha dor lacinante nas costas vem desta posicao..interrogacao!!!...sera'? ja' marquei uns exames, vou tirar uns raios x, o medico me disse, para ver se ja' estou ficando ''lordoso'', e'!!!! com ''lordose''!! aquele calombo nas costas perto do pescoco parecido com o cupim do boi ou a corcova do camelo. Credo!!! sera"? se for verdade a coisa e' feia entao!!

                               Incrivel !!! sempre que durmo no sofa, acordo de imediato se na tv comeca a passar algo que me interessa, meu cerebro registra e me avisa, acordo e o " Vale a pena ver de novo"" esta' apresentando ''flashes' de uma novela antiga, que nao me lembro o nome, mas a expressao.. ''coisas de Laurinha'' ' e' como um ZAP na minha cabeca..a tv continua ligada mas as vozes que escuto sao outras, diferentes, e coberto pela manta felpuda me encolho para aquecer meus pes, estao gelados, e ouco alguem falando:-

                               Zezito!!! voce tem que tomar..'e amargo, ruim , eu sei, mas vai te fazer bem!!! era minha mae falando, minha avo' estava com ela e eu estava deitado na minha cama, estava doente me lembro.

                               Nao quero!!! nao tomo!!

                               Mae Bene misturou tudo muito bem e ja' vem vindo ver se voce esta' tomando, sao ''coisas de mae Bene '' e ela vai matracar, matracar se nao tomar.

                                Tomei tudo, era amargo mas meia hora depois ja' estava atras de mae Bene, querendo algo para comer.

                                 Mininu danado!!! fiquei sabendu qui num quiria toma u cha' de bordo qui fiz, si num tomasse ia levar parmada nesta bunda branca, desta mao preta...e ria...me abracava..''coisas de mae Bene"".

                                 Vo'? por que nao posso deixar o guarda- roupa aberto? por que nao posso deixar meu chinelo virado para baixo? o que acontece se vejo uma vassoura caida no chao e nao pego??, 

                                 Zezito!! sao ""coisas de mae Bene"", va' perguntar a ela, estou ocupada.
                                 Mae Bene? por que?

                                 Pru que Zezito? purque se num fecha o guarda-ropa, num disvira' u chinelo e guarda'.. ''morre a mae''
  
                                 Credo mae Bene!!! morre a mae de quem?

                                  Dus minimu danadu qui num fecha o guarda-ropa, num disvira o chinelu....

                                  Ah!! entao a minha mae nao vai morrer nunca ne"? eu fecho e desviro sempre. Mas, e a vassoura?

                                  Si oce ve uma bassoura caida nu chao e num pega ela e' purque e' ''priguicoso'', qui nem ja' vi um mininu danado faze!!!

                                  Mae Bene aquela vassoura era meu cavalo alazao, ele estava dormindo depois da corrida que demos, nao era vassoura nao!!!
    
                                   Era a mio' bassoura qui tinha qui na cuzinha e oce levou ela imbora seu mininu danado, trata de traze ela di vorta i logo...e ria, me abracava, me amava mas me mandava ir brincar longe da cozinha, tinha ciumes adoidado de sua cozinha, nem mesmo minha vo' e minha mae se metiam muito la nao!!! 

                                    Mae Bene era a rainha da cozinha, sorte minha.
 
                                    Agosto e' um mes que o vento sopra forte na regiao que fica a fazenda onde morava, forma rodamoinhos que vai levantando terra e poeira e tudo que encontra pela frente..bacias, papeis, latas pequenas de lixo revirando tudo, sujando as roupas lavadas e limpas no varal, uma vez ate' uma galinha pequena vi sendo levada e mae Bene que nem louca atras da coitada, enquanto nao pegou de volta nao sossegou.
 
                                     Mae Bene, quando o mes de agosto vinha se aproximando sabia, ferias terminando e vento chegando e ja' matracava para Natalina sua ajudante:-

                                      Natalina mia fia, oce tem qui recoie as bacias di ropa do quintar, num dexa sorta nao, si nao o vento carrega longe e oce vai te qui procura' e as veiz nem acha mais, cai no corgo e adeus, recolhe o lixu tambem e antis qui oce va' imbora recoi tudo, te' as galinha, e... Natalina, alma boa, fazia tudo direitinho 

                                      Nestes dias de vento forte, principalmente perto do dia de S.Bartolomeu, acho que era ai pelos 18 de agosto, eu e a molecada da fazenda saiamos cacando "saci', mae Bene nao gostava destas coisa, tinha medo.

                                      Zezito, minimu marvado qui oce e'..praque qui oce e estes otros muleque porquera percisa de cacar ''saci''? dexa estes rodamuinhos sussegadu...um dia inda um ti carrega e oce num vorta mais aqui na fazenda e vai fica' sem mi ve pra sempre.

                                       Mae? por que mae Bene fala estas coisas?

                                       Nao sei Zezito, sao ''coisas de mae Bene"". Tudo era ..""sao coisas de mae Bene" e pronto tudo estava explicado, mesmo o que nao tinha explicacao

                                       Muitas noites, principalmente as noite de verao, calorentas, a casa toda aberta, brisa soprando, meu avo gostava logo depois do jantar, de sentar na varanda e ali a familia vinha se sentar e alguns dos empregados da fazenda vinham tirar um dedo de prosa, contar casos do dia e ""causos"" , tocar uma musica na viola, no acordeao, principalmente os italianos e minha mae gostava, era filha de italianos.

                                        Minha vo', minha mae e mae Bene sempre traziam alguma costura, um bordado, uma roupa para costurar ou remendar, achava engracado mae Bene cerzir meia furada, tinha uma pedra branca que parecia um ovo e nao sei como conseguia cerzir com aquilo, mas cerzia e rapido,colocava a pedra dentro da meia e com a agulha dava um jeito e pronto.. eu cobicava aquela pedra branca
                                        
                                         Mae Bene sabia disso e vivia escondendo mas se bobeava, ia fazer cafe, e deixava ela por ali eu oh!! zap na pedra e ficava fascinado olhando, era branca, tinha uns riscos pretos, parecia um ovo rachado, anos depois descobri que era feita de marmore de Carrara, um mascate sirio libanes que passou uma vez na fazenda mostrou para ela, ela ficou fascinada pela pedra e minha avo' comprou, nem sabiam para que servia a tal pedra, mae Bene descobriu, cerzir meia furada e assim foi...''coisas de mae Bene".

                                          Mae? por que mae Bene tem esta pedra?

                                          Sei nao Zezito!!! sao ''coisas de mae Bene"" e era mesmo.. 

                                          Meu avo lia as estorias de Monteiro Lobato para mim e toda a familia gostava de ouvir...narizinho, pedrinho, emilia, visconde, rabico', saci, cuca, jeca tatu era o preferido de mae Bene, ria de ouvir meu avo ler no almanaque do Biotonico Fontoura que o jeca tinha colocado botas ate' nos porcos e galinhas..onde ja' si viu!! porco e galinha de botas?? essa nao...e ria gostoso..e eu nao queria ir dormir, queria mais estorias mas o sono vinha chegando, ia rondando de colo em colo ate chegar no colo de quem eu queria...Mae Bene, ali sim adormecia e nem sentia meu pai tirar e me levar para minha cama, desde nenem ela tinha me acostumado assim, ...''coisas de mae Bene""

                                           Vivia atormentando mae Bene para me ensinar fazer arapuca de cipo' sao joao..uma vez me ensinou, aprendi e nunca mais esqueci so' que um dia armei a arapuca e peguei umas pombas rolas que viviam voando por ali, prendi e falei que ia matar, limpar e comer, pra que!!!!

                                            Mae Bene, com seu corpanzil, pele negra suando e brilhando catou a escumadeira com que estava fazendo calda e me expulsou de perto da gaiola das pombas rolas, e anda por cima foi falar com meu avo, conclusao, fiquei sem estorias aquela noite...''coisas de mae Bene "", eu nao entendi nada, ela nao matava galinhas e comia? entao que que tinha "" d'eu ""comer as pombas rolas ?

                                            Zezito!! mininu marvado!! pra mode de que fica cacando pomba rola du quintar?? i inda pur cima que' mata e come, Cruz credo!!e se benzia,.. i otra coisa, galinha nasceu pra gente mata' e come, pomba rola nao!!! ...''coisas de mae Bene""

                                            Demorou para ela esquecer e me perdoar, um dia!!!

                                            Eu continuava cacando, mas se mae Bene estivesse por perto, ou visse, eu soltava na hora, nao era bobo nem nada!!!

                                            O quarto de mae Bene era no fim do corredor la' no casarao, o de meus avos ficava logo na entrada , eu tinha um quarto pegado ao de mae Bene e outro la na ''casinha'' como minha vo' chamava minha casa, as vezes dormia no casarao,... outras na casinha.. e quase sempre na cama de mae Bene,... as vezes no quarto dos meus avos e... outras vezes no quarto de meus pais, tinha brinquedos em todos eles, era filho unico, neto unico e afilhado de mae Bene unico, era mimado, mas nao podia fazer tudo que queria nao!!! tinha regras e se nao cumpria ichiiii!!! era com mae Bene que tinha que acertar as contas.

                                           Minha lembranca do quarto de mae Bene se volta , se fixa na penteadeira que ela mantinha cheia de briquebraques, bibelos, perfumes, caixas de talco e ate' hoje quando sinto o cheiro do perfume ou do talco Myrugia,a lembranca de mae Bene fica forte, uma vez fui mexer e derrubei a caixa de talco, sujei tudo, ficou tudo branco, nao me deixou dormir dois dias la, aprendi a licao, nunca mais toquei nada, eu heim!!!, nem sei se ainda existe esta marca, qualquer dia que tiver disposicao vou pesquisar, mas tambem pra que? 

                                           Mae Bene viveu ate' os 96 anos e ate' o dia de sua morte nunca deixou de usar o tal do Myrugia, o perfume ou o talco, sempre que alguem lhe perguntava o que queria de presente dizia:-

                                            Miruja!!! se nao entendiam traduziamos e estava sempre ganhando Miruja!!! ..''coisas de mae Bene '', e coisas de.....

                                            ..." Coisas de Laurinha'', agora o som saia da tv de novo, entao foi sonho? sonhei com tudo isto? fui voltando aos poucos, tentei levantar, nao consegui, a dor nas costas, ai ai , fui forcando consegui, ainda bem!!! ja' sei!! da proxima vez nao deito mais como interrogacao!! deito como ''interjeicao""!! so' quero ver de que jeito, interjeicao nao e' um sinal em pe'? !!!!!!!!!!

                                             Quando eu estava ja quase nos meus 60, ajudava uma amiga professora com pesquisas sobre folclore, ela era coordenadora de uma equipe que promovia a semana do folclore e sempre no mes de agosto faziam apresentacoes em varias escolas, teatros e eu lhe contei sobre o guarda-roupa, chinelos virados e vassouras caidas e outras coisa mais e disse-lhe quem havia me ensinado estas coisas.

                                             Zezito, sao realmente folclores mas tem um certo fundamento..como fazer com que as criancas de antigamente que moravam em cidades sem asfalto, ruas de terras, em fazendas, etc etc fechassem as portas de guarda-roupas/comidas/armarios para que nao entrasse po, terra, sujeiras? colocando medo..era a cultura do medo..e que pior medo, pavor para uma crianca do que a mae morrer? e isso foi se passando de geracao a geracao e ate' hoje em certas culturas ainda e' aceito, incrivel mas e' verdade.

                                              O caso dos chinelos 'e um pouco diferente, ja' e' questao de zelo, organizacao, alguem pode tropecar cair, mas no caso 'e identico, agora quanto a vassoura!!! e'!!! realmente!!!quem ve uma vassoura caida e nao apanha ou esta com pressa ou realmente e' preguicoso.
                                         
                                               Voce deixa no chao ou apanha? 
                               
                                               Rimos e muito, ja' vi e ja' deixei, de preguica de abaixar e pegar, realmente mae Bene estava certa

                                                Quem nao apanha uma vassoura caida no chao, como eu fiz, tem preguica naquele momento nao e' que seja ''preguicoso'' sempre..nao e'? por favor, concorda!!!

                                                 Como um ser humano, nascido em uma fazenda , aprendeu a ler e escrever o basico, podia saber tanto? conhecer tanta coisa como MAE Bene conhecia? ninguem consegue explicar..mas eu acredito que ''sao coisas de Deus" , nao precisa de explicacao apenas de aceitacao e pronto. 


                                                              *********************************

ps: .."" das coisas de mae Bene"", o melhor de tudo que ficou foi o seu amor, por Deus, por ela mesmo, pela natureza e pela sua familia..a verdadeira e a adotada, a minha , das coisas materias que ela deixou, um pouco foi para seus sobrinhos, unicos que ainda viviam, outros ficaram la no quarto dela, algumas coisas minha mae ficou e depois ficou comigo mas a pedra branca de cerzir meia logo que ela nao conseguia mais costurar, cerzir, por causa da artrite, ela me deu, sabia o quanto a pedra significava para mim e ainda significa, tenho ate hoje, esta dentro de uma caixa de plastico transparente, nem vidro ou cristal nao!! a verdadeira dona dela era feita do barro, como ela mesmo dizia, nao tinha luxo, tinha sabedoria!!! entao esta bom assim, plastico transparente..posso ver a todo momento..e' so' eu olhar e vejo...''coisas de mae Bene''....
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 12/08/2009
Reeditado em 30/12/2009
Código do texto: T1749546