GILO'??.........GILO' DI NOVO VO'??

                     NAUM VO'!!!!! Num queru cume gilo' di novu naum vo'!!

                     Vai te qui cume!!! num tem mais nada, e' so rroz cum gilo', i GracaDeus qui inda tem isso, rroz cum gilo', mininu disaforadu!!!

                      E' margo di mais vo'....si cume vo vumita'...!!!

                      Vumita....e vai ve so'....ondi ja' si viu isso?...vumita'!!!    cumida boa, boazinha, feita cum tanto amo...muleque macriado...trabaio duro, lavu ropa sem para' pra modo de junta uns trocadus, compra cumida, e oce inda num que cume? vai cume sim...ce num sai daqui te' ce cume tudinhu, tudinhu...disaforuu!!!

                       E Donana era assim mesmo, amorosa!!! que dava ate' gosto de ver...avo' dedicada como ela estava para nascer outra, parecia que estava ''braba'', fazia ate' biquinho na bocona, bocarra vermelha para terminar e falar......'' disaforuuuu 
                       
                        "".Era o doce de coco da terra...e com bastante acucar.
 
                        E Toinho comia tudo, tudinho. 
             
                        Donana casou ainda mocinha, 16 anos.

                        Ela nasceu Ana Rosa, foi Aninha, Rosinha, Ninha, ate' casar, engravidar....engordar, engordar e virar D.Ana no comeco e depois ficou para sempre Donana...ainda bem que teve juizo e nunca mudou de nome nao...como Anona, Bele...zona...que nao era moca disso nao!! ainda bem....ou nao? ninguem nunca sabe o que e' melhor para as outras pessoas....nunca.

                        A natureza e' sabia, e o que ela, a natureza, quer, e' criancas nascendo sem parar, e entao da' forca e vigor para os jovens, engana os jovens com a ''mascara'' do amor sem fim, da paixao ''desenfreada'' ladeira abaixo, com o fogo ardente que encostou ...''ja estas quente''???..

                        E '' ELES'' sempre pedindo para '' ELAS''...me da' uma prova de amor, amor, da' va'!!!! se me amas me provas!!! prova que me ama....me da' uma prova...da' pra mim...uma prova, uma so'....e elas dao... nove meses depois nasce a ''prova'' que depois de aprovada vem mais e muito mais...se vem...e como vem..aos montoes, coitadinhos dos nenenzinhos, nem sabem por que vem...vem como provas, sao aprovados e ficam neste mundo de ''provacoes''...que judiacao!!!

                        Ja' vistes ''velhinhos""...eles, e elas tambem, as ''velhinhas"", com fogo ''fatuo''ardente da paixao ,fabricando ''nenens''?

                         E com Donana e Tonhao, ela 16 ele 18, ninguem segurou o biscoito, .. foi assim...olhou...viu...gostou?...torrou o coracao e outras coisas que terminao em ''ao''....

                         Paixao , fogo...e 9 filhos um atras do outro....

                         Lava roupa todo dia , que agonia, faz comida para um batalhao...tirar de onde comida?...de mais roupa lavada e passada para madames la' de longe, carrega lata d'agua na cabeca....ferro quente....criancada....molecada, meninada....lesco lesco na tina...lesco lesco no fogao...minina juda qui....minino vai ali...num reina cum isso nao....que trabalhao!!!

                          Mas quem ''reinava'' com amor e bondade era a negra gorda, mae querida, agora era afinal..... Dona Donana!!!!

                          Mae vo casa' !!! to gravida do Zelao.

                          Casa SIM... fia..e' mio'...ispero que num seja iguar Tonhao nao!!!

                          Mae vo casa' !!! Zuneida ta' gravida.

                          Mio' casa SIM.. fio...ome de vergonha na cara, quando faiz issu, casa e onrra a muie...num faz qui nem Tonhao, num faiz nao fiao...

                           E assim oito vezes disse SIM...

                           E... Tonhao? nao tava nem ai nao!!! no comeco foi aquele ''garanhao'', cavalo de raca arabe...negro luzidio, so faltava a estrela branca na testa e as patas brancas, bem apessoado que era, bonitinho que nem pintinho...mas era um ''gaviao'' da estacao...trabalhar? desde que ouviu a musica....."" trabalhar eu nao eu nao...quem quiser suba o morro...venha apreciar a nossa uniao..""...nunca trabalhou.

                          Nao tinha ido muito a escola nao, mas o verbo '' como nao trabalhar '' sabia conjugar bem e muito bem.............nunca tinha trabalhado,....nunca trabalha... e nunca ira' trabalhar...pra que?.

                          Donana era forte, tinha bracos musculosos, parecia ate' que podia trabalhar no cais do porto...subia...descia...lavava..passava...fazia, paria, criava ''muleque safadu e minina artera'', nao fazia tudo isso sozinha?

                           Safadu, tem corage di dize ....suzinha? tu num faiz nao? fio meu num saum du ''ispirito santu'' nao, safadu, nao fiz suzinha nao...e ja' ia mandando embora o Tonhao, que alegre e serelepe e com sebo nas canelas la' ia ladeira abaixo jogar bilhar, dadinhos e tampinhas de garrafas nas calcadas, era ''craque'' em tudo isso, so' nao era no ''craque'' que ainda ninguem nem conhecia nada destas coisas por la' , ainda...ainda.. porque hoje..ichiii!!! montao.

                           A filha cacula, Sheila Maria, negra lisa, lisinha, lindinha, cresceu magrela, raquitica, pernas fininhas que nem cipo grilo, e grilo parecia mesmo, ''sartava de ca' pra la' qui nem grilu..i inte' a voiz era iguar...fininha...cri cri....como dizia Donana e passava a mao na cabeca de Sheila Maria, negra linda, lindona, que so' pensava numa coisa:- mudar de nome, de lugar...so' nao queria mudar de mae, ninguem queria.....mudou.

                           Um dia nao voltou da fabrica de tecidos elasticos que travalhava das 6 da manha as 5 da tarde....levava ''armoco na marmita''...1 dia ...rroz cum zoiao estreladu....(arroz com ovo ''estalado?).... outro dia...rroz com bife de cerca.. que era xuxu cum chuchu...notro dia...rroz cum rrozz...num otro dia inda...nada, nem agua...fome canina..guenta nega, guenta!!! ta' branca por que neguinha? de fome? coitadinha dela!! mas guentava?? que ia mudar ia!!!...sumiu.

                            Sumiu e ninguem viu....dois anos'''' dispois''' Donana foi chamada la' na Capital...um hospital ligou...uma paciente chamada..Veronica LaBelle...tinha dado o numero da patroa de Donana...e la foi ela, sem canico e sem sambura.. ''pesca' '' o peixinho Toinho, que Veronica LaBelle , vulgo Sheila Maria, ao inverso mesmo, tinha soltado na correnteza e antes de ir embora para falar com quem lhe tinha dado o sopro divino da vida, pediu para batizar de Antonio...que era o nome daquele que lhe tinha colocado ''fogo nas entranhas'' e ela tinha se queimado toda por dentro...o coracao virou braza...depois carvao...e agora...po' que ao po' retorna.

                            Veio Donana com Toinho sujando nas ''frardas'', mininu sujao, cagao que so' vendo, ...sacolejando na jardineira velha, e pensando:
 
                             Deus poi..Deus dispoi.....onde come um come mais dois...coracao di mae num tem tamanhu nao..tem amo..i o di vo' entao...qui tamanhaoooo~~~!!!
Antonio, o Toninho no comeco, depois como era mirrado, raquitico..virou Toinho e Toinho ficou.

                            Caladinho, sapequinha...foi crescendo curioso, maroto da breca, safado, danado...mas Donana falava, falado estava, obedecia, e um dia Donana deu-lhe o presente da ''vida'' dele, para sempre....

                             A casa era pequena mas era dela...o terreno era grande e era dela tambem..que tinha lutado muito e comprado, fazia tempo, '' la'pra trazz'', como ela mesma dizia, e com a ajuda das patroas conseguiu...ainda mais que uma delas era neta do dono do terreno, comprou...era tudo seu...cercou...plantou...criou filhos e animais..filhos deu ao mundo...animais comeu e vendeu e um pouco/muito Tonhao, o maridao garanhao, ''gastou''.. e uma das coisas que ela mais amava era a '' grande jabuticabeira frondosa, enorme, linda, sombrosa...

                            Era das jabuticabeiras ''sabara' ""', aquelas frutas negras, lisinhas, docinhas.....mas que se voce engole com caroco e tudo...ai ai ai...no dia seguinte o "" celite boca larga'' fica sem fregues, e as vezes por dias...e quando vem e quer sair, Deus nos acuda....me ajuda...faz forca...forca...e nada..nada na agua do ''celite boca larga'' cai...

                            E foi este o presente que Toinho ganhou...a jabuticabeira....que era o maior tesouro, depois de Deus, filhos e netos ,que Donana possuia....

                            Uma jabuticabeira? um tesouro?

                            E'...e' um tesouro sim..quem teve sabe...enorme, verde, sombra, flores brancas que soltam um perfume uhhhhh!!! delicioso...o vento espalha longe, longe....vem as abelhas sugar o mel, matando os zangoes afoitos demais, vem vespas, moscas....caem as flores....vem as bolhinhas verdes....arvore enorme verde por fora...verde por dentro...comeca a amadurecer...ficam bolinhas verdes / arroxeadas...do pe' ao topo..nenhum galho fica sem....ficam negras do dia para a noite...tem que apanhar...chupar...doce como mel...nao chupa o caroco nao, gospe fora moleque senao ''entope''...que delicia...quem chupou sabe.

                            Toinho ''cavucou'' um rego que ia do tanque de lavar roupa e fez passar em volta da grande jabuticabeira...a agua que saia do tanque corria pela vala, regava com o suco da vida a arvore da fruta negra...era agua usada na lavagem de roupa, tinha so sabao feito em casa, feito com sebo conseguido de graca no acougue do Vadao, um pouco de cal, um pouco de disto um pouco daquilo e tudo junto nao fazia maldade nenhuma para a arvore...ao contrario, foi ficando maior ainda, mais fruto deu por anos e anos, uma carga atras da outra...enormes cargas.

                              Quando a fruta estava madura, Toinho cedinho, cedinho, ia devagarinho, apanhando de mansinho a fruta negra....colocando em latas, baldes, tudo que podia conseguir e saia vendendo de carriola pela ruas da vizinhanca, levava uma lata de oleo vazia de l litro, era a medida....uma lata 1 real....vendia tudo, tudinho.

                               Ia a escola a tarde...voltava e de novo...vender jabuticabas, negras como petroleo....tao valioso como, para Toinho.

                              Seo Honorato, o dono da quitanda perta da casa, ficou sabendo pelas freguesas...veio, comprava agora tambem...pagava na hora, mais barato um pouco, mas Toinho vendia...dinheiro na hora...sem correr muito pelas ruas...

                              Veio o Juca Matreiro, vendia frutas la' no mercadao central...comprava tambem....Mane da carrocinha de verduras, comprava...e assim foi.

                              Quando Toinho completou o primario, tinha ja' 11 para 12 anos, seo Honorato levou para trabalhar com ele na quitanda...Toinho agora tinha ja' um emprego...e ainda vendia a fruta negra...e assim foi...trabalhando de dia...estudando a noite.

                              Formou-se em direito....agora tinha banca la' no centro da cidade...predio chic que so' vendo...ohhh!!! neguinho metido!!!...tinha ate' carro...velho, mas era carro...rodava, e levava Donana a tiracolo...sempre.

                              Resolveu.....construir outra casa maior.

                              Sim, fio...constroi sim....mas a veia fica i eu ficu nela, tudo iguar...e a jabuticabeira fica tamem...si assim fo..ta' bao pra mim fio e po ce? ta' bao?

                              ''Tava""....casa linda que foi construida....la' no fundo do terreno...a pequena ficava na frente e Donana dentro dela...a jabuticabeira de um lado a casa nova do outro...dentro dela dois coracoes batendo forte e mais dois pequenininhos igualzinhos, do mesmo tamanhinhos, nascidos apenas cinco minutos de diferenca, que Toinho ''erdo do pai dele, qui nem conheci, este fogo fatuo, esta foguera toda eheheheh"" , ria Donana.

                               E uma coisa que Toinho, agora Dr.Antonio, nao dispensava era...arroz com gilo'...feito a moda da avo'...frito, delicioso, gostoso...que Izabel, aprendeu a fazer e tao bem como Donana.....adorava tambem.

                              E Donana agora ria, quem nao iria rir , feliz....por duas coisas...

                             Toinho, agora ce num vumita mais nao? num fala mais...gilo'? di novo vo'? e ...Tonhao, o garanhao, nunca mais deu as caras nao...pra que?

                              Eu me basto, eu chego pra mim...sou muito ja'!!!...dizia Donana, e tinha toda razao, se tinha....se bastava, estava com Deus...e esta hoje com certeza....nem precisou pedir licenca, nem limpar os pes...foi entrando, que nem Tereza.

                     ********************************************************************

ps: a jabuticabeira ainda existe, continua por la'........... a casinha pequenina nao....a grande sim, mas nao conheco quem mora agora la'....sao uns '' antipaticos'', tentei puxar conversa, contar estorias, acharam que eu era ''fanatico religioso'' fecharam o portao na minha cara...ate' meu nariz achatou...tambem quem mandou eu ser '''xereto, narizudo, vai metendo o nariz onde nao e' chamando, acontece isto ai...portao na cara ""...e' D.Maria I e unica , falando, com seu bla bla...agora sim me enfezo de verdade...
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 03/10/2009
Reeditado em 31/01/2010
Código do texto: T1846582