O " Trem" do mineiro !

O “TREM” DO MINEIRO

“Trem bão !” “Trem danado! “ “Êta trem sô!” São tantos os trens em Minas que virou expressão para designar todos os tipos de exclamação. É a mineiridade ! É o jeito peculiar do mineiro de se expressar !

A Inglaterra foi o país que mais se desenvolveu no período da Revolução Industrial – século XVIII - no tocante à industria a vapor. Com o solo rico em carvão mineral, matéria-prima utilizada como fonte de energia para movimentar os trens a vapor, o transporte de passageiros deu um grande salto.

De lá para cá, foi só o Imperador do Brasil fazer a importação das primeiras máquinas a vapor.

"Lá vem o trem!

Lá vem o trem no passo que o vento vem

Trazendo o dia da melhora, o dia...qualquer dia vem...

Lá vem o trem, já vem o trem no passo que o vento vem,

trazendo o dia da melhora, o dia...qualquer dia vem..

Dizem que o trem vai chegar e levar para um mundo melhor

quem merece...

A passagem pro trem é seu amor no coração

Mas do jeito que esse mundo tá muita gente vai ficar...

E não adianta, gente brava, gente Rica...

Fica bem quem fez o bem,fica lá quem nunca fez...

Se você não fez nenhuma coisa por alguém,

Nem de pingente vai, nunca vai entrar no trem... "

Agepê

Dizem que o mineiro não perde o trem ! Hoje em dia esta expressão não pode ser levada tão a sério; mas antigamente isso era perfeitamente compreensível. O trem “Maria Fumaça” que circulava pelas estradas de ferro de Minas, margeando o Rio das Mortes e o Rio das Velhas, tinha uma velocidade muito baixa , um cheiro característico no ar e um ruído que anunciava a todos, a sua chegada. Então era quase que impossível alguém perder a sua viagem. A origem que mineiro não perde o trem, remonta a esta época.

A história do trem em Minas está vinculada a uma viagem feita por D. Pedro II à Minas Gerais, séc. XVIII, de trem Maria Fumaça:

O maquinista que transportava a comitiva Real do Rio de Janeiro a Minas – mineiro - , comentou com o Imperador que a Maria Fumaça, ao chegar em Barbacena, tinha que passar por alguns reparos, por uma manutenção. E o Imperador, então, disse a ele que quando o trem chegasse à estação – train station – de Barbacena – que processassem os reparos.

_ Arrume este trem ! Este trem é bom demais ! Disse ele.

Só que quando o Imperador disse, Arrume este train, não era em tom conotativo – esta coisa, e sim, denotativo, Mas daí, para a expressão popular, passou a ser usada para designar coisas em Minas: Este trem! Trem bão dimais !

Etâ trem danado é este povo com suas expressões populares !