Um jovem aprendiz

Um belo jovem entristecido pensa muito no advento de sua amada e no estranho desentendimento que inseriu troca de palavras menos favorecidas para aquele momento de saudade.

Então ele pensara: "O que será que deu nela?", "Para que agir daquela forma só porque eu esqueci de buscá-la no aeroporto esta manhã?". Este jovem , ainda por ser jovem, não tinha muita experiência sobre " prometer a uma mulher que vai fazer algo e não cumprir tem conseqüências" e que o trajeto destas manifestações de raiva e mágoa pode durar.

Um dia ele encontrou um velho senhor que todos os dias sentava no mesmo lugar, mas, ele nunca havia trocado uma palavra antes com aquele senhor, de cabelos longos e liso e muito branco, parecia um sábio, ainda mais pela idade e experiência que ele já aderiu desta vida.

O belo jovem intrigado com a situação que estava, pensando que sua amada veio de longe para vê-lo e que ambos sentiam muita falta, resolveu conversar com aquele senhor sentado na praça.

Ao chegar perto da praça pensou em voltar, pois jamais em sua vida, conversou com alguém sobre amor a não ser com sua amada.

- Olá senhor, já reparei que sua presença é notável todos os dias. O que fazes aqui? - Perguntou aquele jovem, com vontade de sair correndo, mais precisava saber o que tinha que saber antes de voltar para sua amada.

- Olá garoto, eu sou um velho sonhador, um filósofo.

- Que bom, então o senhor pode me ajudar, já que é filósofo.

Aquele jovem sentiu que aquele senhor de cabelo branco poderia ajudá-lo, e sentiu que deveria confiar nele.

- Fale jovem, que dúvidas você têm?

- Eu nunca falei disso com ninguém, estava aqui passando e vi o senhor, imaginei que tivesse experiência e também que já tivesse uma mulher ao lado ou tem... então.

- Problemas com o coração?

- Isso mesmo.

- Mas me conte o que aconteceu, assim esclarecido eu talvez posso te ajudar.

-Faz aproximadamente dois anos que eu e minha namorada não nos víamos, namoramos há cinco anos. Hoje, depois desses dois anos ela veio me ver, tirou férias no trabalho e resolveu passar comigo e combinamos que seria perfeito, mas, também combinamos que eu a buscaria no aeroporto.

O jovem deu uma bela suspirada e o velho senhor entendeu tudo.

-Meu jovem, aprenda uma coisa, nunca prometa a uma mulher algo que você não tem certeza que vai cumprir, você mágoa o coração dela e ela perde a confiança em você, os dois sofrem e fica um ferimento , surge um desentendimento e um dos dois sofre mais. Você pode evitar isso , ou no exato momento pedir perdão, que isso ameniza um pouco a dor, elas tem que ver o quanto você ama e que nunca vai deixar nada separar você, nem por algo que pode ser concertado. Assim dizia Shakespeare: " Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia." Quer dizer que o amor entre você é muito mais forte do que qualquer evento ruim que aconteça que você se afastem, mas, para fazer esses eventos serem apagados no momento, tem que se buscar lá no fundo o que você e porque é ela a sua amada, sabe me responder?

- Sim! Ela sabe como me fazer rir; ela é meiga e atraente ; sensível e cautelosa; sabe fazer de tudo um pouco, assim como cozinhar, escrever lindos versos, cantar, dançar e também me encantar; sabe me tranqüilizar quando estou triste porque ela é muito otimista e por ela que ainda estamos juntos porque ela me fez acreditar no nosso amor que às vezes eu deixava a peteca cair e queria terminar, mas a graça que ela tinha ao me envolver com sua delicada voz e falar de amor com breves pensamentos filosóficos fazia eu me derreter, ela tem poder sobre mim e eu sinto que ela é a lua da minha escuridão, sem ela não sei viver mais, eu a amo muito, não existe alguém como ela.

- Você apenas me disse as qualidades dela e é somente isso que você há enxerga. Meu jovem, você a ama mesmo, porque se não amasse faria muitas objeções a respeito dela, ao invés de dizer "Ela não é forte" você disse " Ela é sensível e cautelosa" Você vê o quanto ama? Até mesmo agora afastados você a defende. O que está esperando para correr atrás dela e lhe entregar a mais linda flor dizendo que está muito feliz que ela está com você? É só isso que ela quer ouvir para ficar com você, peça desculpas e diga tudo o que queria dizer, não deixe para depois e como Aristóteles dizia:

"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."

Belly Regina
Enviado por Belly Regina em 23/06/2010
Código do texto: T2336446
Classificação de conteúdo: seguro