O LANTERNA DO CAMPEONATO

Antigamente, antes do início de um campeonato de futebol, era comum a realização de partidas entre os times de uma LIGA.

Se porventura houvesse narrador naquela época , a narração ficaria mais ou menos assim: … Joãozinho – goal keeper – sai jogando com Leôncio – centre back – que lança para Pedrinho - centre forward - ... A influência inglesa exercida sobre as agremiações brasileiras era impressionante.

Um domingo era escolhido para a apresentação dos times aos torcedores. Era um domingo de festa nas várzeas e nos interiores do Estado de Minas Gerais, como de resto de o Brasil.

Pela manhã – no domingo - os homens e as mulheres punham a roupa de ver Deus e iam visitá-lo, à missa na igreja mais próxima da redondeza. Retornavam às suas residências, saboreavam tutu à mineira e linguiça caseira, costelinha com orapronobis e angu ou macarrão com frango ao colorau e caminhavam para os campos de futebol.

Os times melhores classificados no campeonato do ano anterior jogavam no horário em que o footing de pessoas era maior: ou seja de 13 às 17h. A partir das 13 horas começavam as partidas e uma nuvem de poeira subia aos céus simbolizando o início do campeonato

A duração de cada partida não ultrapassava de meia hora - quinze minutos em cada tempo.

Os times medianos jogavam de treze às quinze horas - eles eram chamados de "Turma do esfria sol".

Já os melhores, jogavam no horário nobre de quinze às dezessete horas.

Os times piores classificados – último e penúltimo lugares – jogavam mais para as muriçocas assistirem que para as pessoas - elas saíam abanando os bichos voadores. Nesse momento havia um encontro de nuvens – a de poeira e a dos voadores.

O horário de verão não existia naquela época, e, quando a partida se encerrava, quase não se via um palmo à frente do nariz, devido à noite que se aproximava. Os jogadores utilizavam uma lanterna para trocarem de roupas em seus vestiários.

Como os últimos classificados carregavam as lanternas, esta expressão se espalhou por todos os cantos: o time que está em último lugar, carrega a lanterna.