AS JÓIAS E O DENTE

As Jóias e o Dente

Joanilson

Rude homem da roça, o pai fazia pouca distinção entre o tratamento dispensado às filhas e aos animais. Tratava-os com a mesma rispidez.

Desde tenra idade a menina temia o pai por sua ignorância e truculência. Na verdade, ela o temia até quando este lhe abria um sorriso; para aquela frágil criança, aquele era um riso diferente, estranho, ameaçador.

Por volta dos quatro ou cinco anos de idade, ela já recebia severos castigos e até apanhara algumas vezes, apesar das interferências da mãe, boa senhora, sua defensora intransigente, que também sofria com a rudeza de esposo.

Ficou órfã de mãe aos onze anos. Aos doze, ganhou uma madrasta que fazia jus ao famoso adjetivo.

A adolescência, junto com as duas irmãs, não foi diferente da infância sofrida, justamente pela agravante da maldosa madrasta.

Para sua sorte, casou-se aos dezessete com um bom rapaz, que lhe deu amor e carinho, mas o trauma dos conflitos com o pai lhe acompanhou ainda por alguns anos.

O primeiro presente do marido, um colar de pérolas brancas, entremeadas por contas de ouro, ela só o experimentou. Não quis usar. O marido, por sua vez, não se preocupou com a recusa, mas estranhou tal atitude, já que se tratava de belíssima jóia.

Os anos se passaram e vários foram os presentes que recebera, todos em ouro, mas ela dava sempre a desculpa de que só depois iria usá-los.

Um dia, o marido incomodado em face de tanta recusa por jóias de significativo valor, quis saber qual o verdadeiro motivo de tal resistência, por que uma jóia é sempre objeto de desejo de qualquer mulher.

E o segredo lhe foi revelado: o ouro lhe fazia lembrar o antigo sorriso do pai, em cuja dentadura estava encravado um dente do precioso metal.

(Obs: Esta é uma obra de ficção, mas qualquer semelhança com fatos e/ou pessoas é mera coincidência).

22 de Março de 2004

Joanilson
Enviado por Joanilson em 05/04/2011
Código do texto: T2891661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.