A Professora Dona Narcísia ( Celismando Sodré - Mandinho)

A Professora Dona Narcísia

( Celismando Sodré - Mandinho)

Dona Narcísia, foi uma das mais antigas professoras de matemáticas em nossa cidade, numa época em que quase não havia escola. ela ensinava no primário, o que hoje chamam de séries iniciais. Ensinar Matemática era basicamente fazer os alunos decorar a tabuada e, quando muito, aprender as quatro operações, era carismática e brincalhona, porém extremamente rígida como exigia a pratica didática daquele tempo.

A velha professora, jamais se separava da sua tabuada e corria uns comentários maldosos de que nem ela tinha na ponta da língua todas as operações da multiplicação desse livrinho temido e odiado, que fez muito aluno apanhar. Sempre, na hora de responder a partir do seis(6) vezes (6), menino era pego no contra-pé e aí a palmatória tinha de funcionar.

Numa certa ocasião, Dona Narcísia estava a arguir os seus alunos e perguntou para um deles: “fulano de tal, quanto é seis(6) vezes sete(7)? “ o aluno responde quase de imediato, sem pensar muito que a resposta é quarenta e quatro (44). De repente uma brisa entra repentinamente pela janela da sala e fecha as páginas da tabuada e a velha professora ficou uns quinze(15) segundos em silêncio, depois tentou disfarçadamente abrir a tabuada para conferir o resultado mais não teve jeito.

A situação ficou embaraçosa, os alunos esperando a sua decisão se estava certo ou não a resposta, uns olhavam para os outros desconfiados de que o boato que dizia que ela não sabia tabuada a partir da casa dos seis(6) era verdadeiro. De repente ela encontra uma saída e diz: “quarenta e quatro, né!!, quer dizer que seis(6) vezes sete(7) e quarenta e quatro... olha! Eu sei a resposta, mas, por via das dúvidas eu vou olhar aqui na tabuada e se você estiver errado vai cair na palmatória.. viu!!”.

Nesse momento, todos estavam rindo disfarçadamente, por dentro, fazendo força para se controlar porque senão caiam na palmatória também. Como o resultado certo era quarenta e dois(42) o coitado do garoto levou doze(12) bolos de palmatória.

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 09/04/2011
Código do texto: T2898863