A FORÇA RESISTE AO TEMPO

A força Resiste ao Tempo


Em 1985, Vicente conheceu Nanda em uma lanchonete situada na Rua Goiás no centro de Belo Horizonte. Hoje, no local funciona o jornal “Estado de Minas”. Não era funcionário, Vicente vendia um doce em forma de canudinho (Churros) na entrada do comércio. Ao contrário de Nanda que era garçonete. Ambos com dezoito anos de idade.
Devido a uma discussão que Nanda teve com uma colega de trabalho, Vicente a consolou enquanto lágrimas rolaram de seus olhos.
_ Que lástima!Nem gosto desse cara pra ficar aqui me consolando. E ainda nem é bonito! Magro, alto e cabeludo!
Assim pensava a menina. Mas deixou-se consolar por instantes até cessar os suspiros. Uns dias se passaram e o rapaz a convidou para assistir o show do Roberto Carlos (11 de março de 1985) trocando o primeiro beijo.
Marcaram para o dia seguinte o cinema e foram para o Cine Brasil na, Praça Sete hoje...
Namoraram uns seis meses, ficando somente nos beijinhos e abraços até que o jovem saliente chegou perto de Nanda e disse:
- Estou cansado de ficar só beijando, abraçando e só nos amassos. Quero fazer amor com você agora! Acho que não é virgem. Você está me enganando. Prove para mim então que é virgem.
Nanda arregalou os olhos, afinal nem pensava nisso e para provar a sua virgindade ela se entregou no dia 26 (Vinte e seis de outubro) uma noite de primavera, fria. Passaram a frequentar os hotéis da Rua Tupis. Nanda não sabia que existia preservativos, então nunca usaram.

*suas bocas beijaram...
*uma semente germinou...
*Por ti me apaixonei...
*Um belo fruto nasceu...

Depois em novembro de 1987 uma sementinha começou a germinar no ventre de Nanda. Não contaram a ninguém, mas, a família do rapaz começou á desconfiar devido às mudanças do corpo e o uso de blusões para esconder a barriga. A família dela jamais desconfiou. Ainda bem, porque o seu o senhor “Tatão” era muito nervoso. Dizia sempre que se uma filha dele arrumasse barriga iria pôr na rua.
Antes da gravidez eles brigavam muito até que certo dia depois de mais uma discussão ela fugiu e foi parar na cidade de Esmeraldas, em um bairro chamado Jardim dos Coqueirais...
Pensava estar livre do namorado. Mas, tarde da noite ele apareceu. Sua irmã mais velha pensou que fosse um ladrão ao escutar passos ligeiros no quintal. Até o toc – toc na porta fez se ouvir.
- Quem é? Perguntou Maria.
- Vicente, namorado da Nanda!
A porta foi aberta e ele pernoitou na casa e no dia seguinte mais uma briguinha rotineira.
- Você é doido Vicente! Como é que me achou aqui nesse fim de mundo sem conhecer nada?
- Oras bolas! Quem tem boca vai á Roma não é?
Peguei o ônibus Sete Lagoas e parei na BR 040, só que há meia hora daqui.
- Eu te disse que não queria ver você! Como você é teimoso meu Deus.
- Sou teimoso mesmo! Por isso estou aqui. Vim te buscar, dizer que senti sua falta e que amo você.
Todas as defesas da Nanda se desmoronaram. Parecia uma criança indefesa nos braços do seu amor que entre abraços e beijos apenas sussurravam: - Eu também, eu também te amo!
Despediram-se de Maria e dos seus três filhos e foram para Contagem, para a casa de Nanda. Esconderam a gravidez por cinco meses, até que casaram acabando com os planos futuros de Vicente que queria seguir carreira militar aos vinte anos. Casaram-se em 25 de abril de 1987 no mesmo ano que nasceu a menina.

*Nasceu uma menina
* linda como uma Deusa...
*Um ser tão pequenininho...

Foi muito difícil à vida á dois, pois pagavam aluguel em Belo Horizonte. O pai de Nanda sendo um homem severo, jamais disse uma palavra sobre o desfecho da gravidez. Apenas curtia com amor as alegrias da criança que contagiava a casa com seus sorrisos e seus gritinhos ao brincar com o vovô coruja que abria os braços treinando-a a dar os primeiros passinhos aos nove meses de idade.


- Vem querida para o vovô!

* Um dia outrora não te queria...
*Hoje, o amor ganhou força...
*-Amo-te minha netinha...

Lembrando que ele descobriu a gravidez de sua filha na primeira semana de casamento quando seu filho mais novo foi passar uns dias na casa dos recém – casados. Ao voltar para casa disse para o pai.
- Pai! A Nanda me levou para passear e na porta da sala estava escrito com letra bem grande: - Pré – natal!
Infelizmente no ano seguinte, um acidente fatal no início da BR 040 com a BR 262 acabou com a vida do Sr Tatão em um atropelamento por dois carros. Disseram que o primeiro carro fugiu enquanto ele se levantava e cambaleava, mas o segundo foi fatal.
Deixaram de pagar aluguel, foi-se morar no lote para fazer companhia a Dona Mary.
Com as condições financeiras escassas, exatamente dois anos depois nasceu outra menina reforçando as dificuldades.

*Outra menina nasceu...
*Abençoada como a primeira...
*E o amor cresceu...

Foi tudo tão rápido! Casamento corrido, gravidez, nascimento sem dar tempo de melhoria de vida, dois anos depois nasce um menino.

*Um menino surgiu...
*Como um raio de luz...
*Chave de outro final...

Durante essa última gravidez Nanda teve depressão, infecções com febre altíssimas. Não tinha fome, apenas “desejos” que muitas vezes passava despercebido, pois não podia comprar. Adorava comer manga verde com sal e pimenta para conseguir descer comida. Houve época que para dar de comer os três filhos a mãe fazia (fubá suado), isso quando não faltava o fubá e tinha que recorrer aos vizinhos. Quando dividia dois pãezinhos e fazia “Biju” com farinha. O colesterol ia às alturas com tanto ovo que comiam. E assim foram passando os anos e as briguinhas constantes entre marido e mulher aumentaram.
Engraçado! Como pode a situação financeira afetar o amor? Os dois se davam muito bem. Tinham uma vida sexual ativa, mesmo quando os dois quase não se encontravam. Pareciam sol e lua, que ele chegava, ela saia. Ele trabalhava á noite e ficava com as crianças durante o dia. Ela trabalhava em uma loja de flores. Sempre davam um jeitinho de se tocar e se Amar. Mas tanto sofrimento fez com que achassem que não se amavam mais. Nanda foi descobrir que sempre o amou depois que ele, seu marido morreu afogado em uma cidadezinha ao ir pescar com seus irmãos depois de dez anos de casamento. Em uma época em que meados do fim de ano anterior e janeiro de 1997 as enchentes estavam abundantes com o nível acima de cinco metros.
Bom! Quatorze anos depois, Nanda ainda guarda poesias românticas destinadas ao seu marido Vicente.
- Sempre o amei! Pensava: - Porque nunca disse isto para ele?
O tempo foi passando e a vida foi melhorando aos poucos. Sozinha, criou seus filhos com amor. Vivia com a pensão razoável e trabalhava. Estava mobiliando a casa,quando um incêndio vindo de uma vela queimou tudo,mas tudo mesmo, roupas, móveis e até teto, parede e o chão. Houve uma multidão de vizinhos que apagaram o fogo quebrando canos da copasa, usando baldes, bacias... Quando o corpo de bombeiro chegou, apensas resfriou o ambiente.

*O fogo ardeu sobre chamas...
*Bens materiais se perderam...
*Mas, vidas foram poupadas...
*Graças á Deus...

Nesse momento, Nanda que se achava frágil descobriu sua fortaleza. Nenhuma lágrima feriu o seu coração, afinal, nenhuma vida havia sido perdida, graças a Deus.
Sem contar que depois disso, panela de pressão estourou duas vezes destruindo janelas, fogões...
E um novo incêndio com fios de luz começou á se formar tempos depois, mas, foi controlado.
Pouco mais de um ano já havia recuperado quase tudo. Agradecendo aos vizinhos , amigos, igreja, empresa em que eu havia saído recentemente. Afinal, o que são bens materiais? Coisas que se acabam que se destrói com o passar do tempo e que a humanidade dão tanta importância.
Passaram-se os dias e anos e Nanda cada vez mais, lutou, deu o que pôde de melhor para seus filhos. Hoje, já adultos, tornaram-se boas pessoas, bons filhos para a satisfação da mãezona e avó coruja. Sua filha mais velha com 23 anos tem quatro anos de casada, é mãe de Juan, joia preciosa de todos e principalmente da vovó Nanda.

*J - uan, há nove meses sua vinda é aguardada.
*U - m sonho é realizado com você em nossos braços.
*A-vida nos dar um novo sentido para ser vivida.
*N- ossas bênçãos do céu, vamos receber através de você.

Dona de um instituto de beleza, a filha do meio deixou o trabalho de vendedora para ser sócia da irmã mais velha. O rapaz, o filho mais novo trabalha por conta própria e esta casando com uma boa moça.
Hoje Nanda agradece á Deus pelas vidas poupadas e por tudo o que conseguiu.
Quanto à vida amorosa, Nanda, depois de viúva não conseguia se relacionar com ninguém durante anos. E olha que ela está bonitona, mesmo depois de tudo que ela passou.
Não aguentando a solidão se envolveu com um ex da juventude. Depois com um colega de serviço por quatro anos. Foi uma relação tumultuada devido que ela queria terminar e ele não. Então, ele dizia que ia se suicidar e envolver toda a sua família. Mais tarde se envolveu com um paulista por três anos, fazendo poete aérea uma vez por mês. Ele carregava água na peneira. Café da manhã na cama com flores, sexo selvagem e fantasias. Fazia tudo o que ela gostava.
Queria casar e levá-la para Sampa, mas ela não quis largar as raízes já estabelecidas das Minas Gerais e se aventurar pela vida.
E novamente mais um ano sozinha até que em um encontro de escritores conheceu José...

*Mulher gosta de carinho...
*Sentir-se protegida...
*Aconchegar-se num ninho...
*Ser amada, querida...
(...)
Marli Caldeira Melris
Enviado por Marli Caldeira Melris em 17/04/2011
Reeditado em 26/05/2019
Código do texto: T2914004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.