BANHO DE RIO

A maioria dos rios e a totalidade dos riachos no nordeste do Brasil, principalmente no interior dos quatro Estados que formam a parte Leste, por serem pulsáticos, secam total ou parcialmente no período de seca.

O terreno cristalino, impermeável, com pouca vegetação e quase nenhum solo, é incapaz de reter a água das chuvas distribuídas de forma irregular nos meses do ano. A bem da verdade, praticamente não há variação do clima, pela troca das estações. Temos apenas o calor constante nos períodos secos ou chuvosos. Talvez por conta disso, ocorrem muitas chuvas que se fossem bem distribuídas, dariam fim ao fenômeno das secas periódicas.

Por outro lado perderíamos um dos mais belos e complexos ecossistemas, a Caatinga, que na língua Tupi, significa “Mata Branca”.

Esse nome se deve ao mecanismo de defesa das espécies vegetais que se vestem de cera para, em refletindo a luz, evitar a perda da água acumulada e o aumento da temperatura no interior da planta. Também nesse período seco, pela severidade das condições, muitos animais entram em letargia (tal como se hibernassem) para se protegerem em locas cavadas na terra e nos barrancos enquanto há umidade suficiente para tal. Esse hábito que os Biólogos chamam fossorial, ensejou a formação de peixes fósseis (Ictiólitos) na região da Chapada do Araripe. (Sul do Ceará/ Noroeste de Pernambuco).

Mas quando ocorrem as chuvas, quando os córregos e as veredas alimentam os rios, para que eles fiquem caudalosos e cheios de peixinhos, as pessoas se juntam para pescar piabas que serão salgadas e secadas ao sol.

- Não existe tira gosto mais melhor do que piaba assada na banha de um cachaço capado, para tira gosto de uma cachacinha...

- Por falar nisso compadre, eu encomendei um bocado de piaba a Pindoba, na semana passada, e aquele cabra de peia, não deu nem notícia. Pra pegar o dinheiro foi rapidinho feito um raio...

- Pindoba tava hoje cedo vendendo piaba seca na feira. Já tava bebo. Acho que ele passou a noite na farra. Tava ele mais a mãe dele, todos dois bebos de cair.

- Eu vou lá agora mesmo. (Eraldo largou o taco do bilhar) quando eu voltar a gente recomeça a partida.

- Eu vou contigo. Tu és esquentado como o diabo, pode sair confusão. Eu vou também para evitar. Cabo Barbosa disse que quem for preso por arruaça vai levar uma pisa de criar bicho.

Na feira ninguém soube dar notícias de Pindoba nem da mãe dele. O banco estava lá, largado, com os peixinhos secos, brilhando ao sol. Eraldo pegou uma folha de jornal e embrulhou a quantidade que julgou ser correspondente ao tanto de dinheiro que havia pagado.

- Marculino, por favor, manda assar um bocado dessas piabas pra nós!

Quando os peixinhos apareceram foi servida uma rodada de aguardente para todos os presentes.

Pouco tempo depois, seis garrafas já haviam sido esvaziadas.

No auge da euforia, pelo consumo exagerado da aguardente, alguém se lembrou de irem todos tomar banho de rio, junto com as “meninas” da pensão de Maria Gorda.

Até hoje, não se sabe quem foi que denunciou ao Cabo Barbosa que tinha um magote de homens e mulheres, todos nus, tomando banho, fazendo safadeza e pulando da ponte para dentro do rio, logo na entrada da cidade.

O cabo juntou os meganhas e trouxe presos, para a delegacia, oito homens e seis mulheres, em fila, algemados uns nos outros, nus, completamente embriagados.

No dia seguinte, em plena ressaca, todos, todos mesmo, levaram uma dúzia de bolos e o cabo mandou que fosse lavrado o boletim de ocorrência daquele memorável banho de rio.

ADVERTÊNCIA

Neste texto foram usados termos e construções próprios do falar Pernambucano.