O Funeral

Parecia ser um dia qualquer, eu estava apenas caminhando após o almoço como sempre faço e escutei ao lado do cemitério, o padre falar no microfone, dentro da capela.

---- Nosso amigo, nosso companheiro se foi, mas deixou conosco belas memórias.

Neste momento, uma senhora que estava encostada no muro, aparentemente segurando o riso, explodiu em gargalhadas. O fato me deixou curioso o bastante para entrar no cemitério e descobrir quem estava sendo enterrado. Aproximando-me, percebi que muitas pessoas pareciam estar contendo risos em todos os lugares e como que segurando suas próprias risadas, o padre continuava.

---- Nunca nos esqueceremos dos momentos que passamos com Jõao Carlos – Mais e mais pessoas estufavam as bochechas – da maneira que só ele tinha de nos fazer rir e esquecer dos problemas. Como se cada pessoa tivesse lembrado de um momento em particular, todos, inclusive o padre faziam caretas para conseguir manterem-se tristes durante a cerimônia, tentando amenizar as memórias engraçadíssimas que todos pareciam ter, o músico começou a tocar uma melodia triste no violino. A expressão serena já voltava aos rostos das pessoas, quando a velha que ria do lado de fora entrou na capela gargalhando alto.

---- Jõao que me perdoe, mas, essa música me lembra o dia em que ele comprou o violino hahahaha – Junto com a mulher muitos não resistiram e começaram a rir intensamente. Minha curiosidade sobre o tal sujeito, apenas aumentava.

---- E aquela vez que faltou luz na fazenda e ele quis hahahahaha. - Disse um senhor perto do caixão. Novamente, todos pareciam conhecer a história e esta parecia ainda muito melhor do que quando ele comprou um violino pois varias outras pessoas começaram a rir tentando ocultar a boca com as mãos. Eu não sabia de nada, não conhecia o morto e nem sabia o que ele fez na fazenda quando a luz acabou, mas, era impossível não rir com tantas risadas esquisitas a minha volta.

---- Lembram do natal? - Perguntou uma senhora muito gorda próxima a porta de saída - Quando ele se vestiu de hahahahahaha!

---- E do dia que foi testar lampadas contra insetos? - Um adolescente cheio de brincos que quase não conseguia respirar de tanto rir – Ele chegou e hahahahahaha!

---- E quando ele contava a história do nome dele? – O próprio padre ajudava na algazarra que havia se formado – hahahahahahaha ele quase me matou logo na primeira confissão! Hahahahaha!!

Um velório cheio de lágrimas, até eu, que não conhecia o falecido estava chorando de tanto rir daquela situação, cada vez que alguém conseguia falar algo sobre o defunto a intensidade das gargalhadas aumentava. O padre ajoelhou-se para rir sem perder o equilíbrio e uma moça de aparentes 20 anos desmaiou por que enquanto ria não conseguia respirar.

---- Hahahahaha e o chapéu que ele hahahahahahahaha!

Esta foi a gota d'agua, várias pessoas começaram a desmaiar por causa da terrível crise de riso de que eram acometidas.

---- Parem! Hahahahahaha! Parem! Hahahahahaha - Implorava o padre que já quase deitava no chão com a barriga pra baixo.

Eu sentia uma incrível curiosidade, eu precisava perguntar para alguém o que diabos tinha de tão engraçado no chapéu, mas, a vergonha me impedia. Resolvi então chegar mais perto do caixão para olhar o sujeito de quem eu estava rindo sem saber o motivo. Fui me esgueirando, gargalhando alto entre as pessoas que riam sem parar. O caixão estava fechado, reparei que alguém o estava abrindo e um pouco antes de poder ver quem estava lá, desmaiei também.

Aos poucos fui recuperando os sentidos, levantei-me devagar e percebi que um incrivelmente mórbido silêncio havia se formado, olhei para o caixão e o falecido estava se levantando para o espanto de todos.

---- Olha aqui! - Disse o morto, como se alguém estivesse olhando para outra direção – Meu nome é Jóse, o Jõao está sendo velado na capela do lado. Agora me deixem em paz!

Em instantes a capela ficou vazia. Os que não desmaiaram saíram correndo sem olhar para trás. Fiquei sabendo dias depois, que a placas trocadas e o ator dentro do caixão haviam sido o último desejo que Jõao revelou apenas ao padre e, o que era pra ser apenas sua última piada, acabou virando notícia de jornal. Na matéria colocaram uma foto antiga de Jõao com seu chapéu e tenho que admitir que hahahahahahahahahahaha.

=NuNuNO==

(Que quer morrer no dia mais feliz de sua vida, antes que o dia, em saudosa lembrança se torne, antes que a vida, em amarga espera do fim se transforme)

NuNuNO Griesbach
Enviado por NuNuNO Griesbach em 31/05/2011
Reeditado em 04/06/2011
Código do texto: T3006243
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.