079 – PELA BOQUINHA...

Assim que inaugurou a hidroelétrica de Nova Ponte, situada no município de mesmo nome no Estado de Minas Gerais que divisa com o município de Uberaba, assim que o lago se formou fomos lá pescar e acampamos sobre o asfalto da antiga estrada que segue em direção à cidade de Araxá agora em seu baixio submersa nas águas da referida represa.

Chegamos ao entardecer, montamos o acampamento, e os mais afoitos pelo barranco já pescavam pequenos peixinhos, lambaris, piaparinhas...

No outro dia, barcos na água, fomos pescar, e fomos a todos os lugares indicados pelos ribeirinhos, mas não estávamos pegando nem pra comer, pegava peixinhos, mas não tínhamos rodado centenas de quilômetros para pegar peixinhos, queríamos fisgar era os piaparões, no findar do dia desanimados já estávamos conformados em pegar lambarizinhos quando aquele nosso amigo o Aventuroso...

Ah! Sempre ele, homem que gostava de encrencas, sempre brigava com o guarda florestal, sempre entendia mais das leis que o guarda rodoviário, enfim olhando para um dos cantos da represa em um local onde vários coqueiros macaúba apareciam parcialmente submersos, lá estava um pescador sortudo, de vez em quando pegava uma bela piapara.

O nosso amigo o Aventuroso não resistiu, lentamente foi se aproximando do pescador, assobiando como quem não quer nada, em um dos coqueiros amarrou seu barco, cumprimentou o vizinho, jogou o trato, varinha de bambu jardim cipó na mão, se ajeitou na sua cadeira, e começou a pescar e em tudo imitando o outro, mas com um pequeno detalhe, o outro de vez em quando pegava um piaparão, e ele nem um mísero lambarizinho pegava...

E não existe maior tormento para um pescador que ver o outro pegando e você nada...

Lá pelas tantas não resistiu:

- Amigo, como é que se pega peixe aqui??

O outro que era mineiro daqueles que gostam de tirar um sarro foi logo respondendo:

- Aqui se pega peixe como se pega em qualquer outro lugar!

– Como assim! Não entendi! Como é que se pega peixe aqui!

O mineiro respondeu:

– Pega pela boquinha!!!!

– Moço! Sou um homem sério, e não admito desrespeito! Completamente transtornado ligou o motor de seu barco e arrancou na velocidade espantando os peixes do local.

Chegando ao acampamento foi contando do mineiro gozador e da sua tirada.

Logo também chegou o mineiro que estava acampado bem pertinho da gente, sorrindo nos presenteou com alguns peixes, pediu desculpas pela brincadeira, se tornou nosso amigo sempre jantava em nosso acampamento, mas o Aventuroso teve que agüentar um novo apelido... Boquinha!!

Magnu Max Bomfim
Enviado por Magnu Max Bomfim em 04/07/2011
Reeditado em 18/07/2012
Código do texto: T3074982
Classificação de conteúdo: seguro