História de Padre

*História de padre

Benedito, garoto levado, esperto demais e muito atento a tudo. Benedito não... Benedicto com “c” depois do i e antes do t. Mas para os íntimos somente Ditinho, nascido em Bauru ficou órfão de pai muito cedo e voltou para Pindamonhangaba com a mãe e os seus dois irmãos. Morava ao lado do rio Paraíba próximo ao bosque da Princesa. Era o caçula, pequenino adorava jogar bola, futebol de botão, bolinha de gude e rodar pião. Porém, era muito criança e não conseguia brincar com a turma dos irmãos maiores,e assim, não gastando toda energia da idade, energia que sobrava em abundância, ele a gastava das formas mais estranhas e engraçadas.

O jovenzinho, então com onze anos de idade incompletos, levantou naquele domingo logo cedo e antes de sair para brincar ouviu sua mãe dizer...

“Ditin... Dez e meia tem a missa em homenagem à Nossa Senhora do Bom Sucesso, não se esqueça! hem”

“Táááá mãe!”.

Dez e meia e nada de Ditinho chegar, começou a missa e sua mãe, dona Durvalina já estava ficando nervosa, passados cinco minutos lá vem ele, correndo, entrando na igreja de olhos arregalados, uma sandália na mão e outra no pé. Sentada na primeira fileira, Durvalina olhou brava pra ele que ainda descalço e no meio do corredor já vinha explicando...

“Ai mãe, quebro meu chinelo i eu tivi qui vir qui nem um saci”.

Alguns riram, outros balançaram a cabeça, com reprovação pela interrupção da missa tão importante.

Parecia desatento, olhava para cima, para baixo sorria pra um e se assustava com outro, mas Ditinho estava quieto, conseguiu este feito até o meio do sermão do padre Ignácio, vigário muito severo, daqueles que quando ouvia confissões mais picantes falava em vos alta a penitencia que o pecador deveria pagar. Exausto por ocasião das missas e quermesses em homenagem a N.S. do Bom Sucesso, o padre dizia que o mundo precisava se ajudar mais, narrando a passagem bíblica da multiplicação dos pães como havia feito Jesus...

Amigos façamos como Jesus vamos repartir o pão com todos aqueles que têm fome.

Filipe disse a Jesus...

“Onde compraremos pão para lhes dar de comer?” Disse isto para o experimentar, pois Jesus sabia o que ia fazer.

Filipe respondeu ...

“Duzentos denários de pão não chegam para dar um pedacinho a cada um”

Um dos discípulos disse...

“Está aqui um rapazinho que tem cinco mil pães e dois mil peixes. Mas que é isso para tanta gente?”.

Alguns fiéis mais atentos perceberam a falha na quantidade dita pelo padre, também notada por Ditinho que sem pensar foi logo dizendo...

“Ô padre, esse milagre até eu faço”.

Dona Durvalina não acreditou, a criançada que estava na missa caiu na risada. E o padre indagou...

“Como você faz isso menino...”.

“Fácil padre Ignácio, eu pego os cinco mil pães e dois mil peixes alimento todo mundo sossegado”.

O experiente padre percebeu a gafe, desconversou, encerrou o sermão e continuou a missa que logo encerrou.

No outro domingo já refeito e tranqüilo, o padre Ignácio achou por bem acertar o mal entendido...

“E Jesus multiplicou cinco pães e dois peixes, e assim satisfez a fome da multidão”.

Olhou com deboche para Ditinho, tentou se conter, mas não conseguiu...

“Então Ditinho esse milagre você também faz?”.

“Claro padre” Respondeu Ditinho de Imediato, arrancando risos dos fiéis.

Dona Durvalina não sabia onde se esconder de vergonha, sussurrando para o menino...

“Quieto Benedito, não me abra mais a boca”.

“Não senhora, deixe ele me explicar como. Vamos menino como fazer?”.

Ditinho olhou para mãe, virou-se para o vigário e com a maior cara lavada disse...

“Padre... Com o que sobrou da semana passada” E até as beatas caíram na gargalhada.

Depois desse dia em toda missa quando o sacristão via Ditinho entrando na igreja, logo ia dize pro padre...

“Mais num é o Benedito... Cuidado cum que vai fala em padre... Bença padre”.

“Deus nos abençoe meu filho?!?”.

Marcos Pestana
Enviado por Marcos Pestana em 09/07/2011
Código do texto: T3084410
Classificação de conteúdo: seguro