A ELEIÇÃO NA DIVA

Autor: José Gomes Paes

31/07/2011

Na minha cidade do interior do Amazonas, cidade que tanto amo, bem alí (como diz o caboclo, agora vai lá prá ver a distância), uma das cidades mais bonitas e acolhedoras dessa imensidão de mundo que é a nossa Amazônia. Pois é, sempre quando vou a Urucará, fixo residência na casa de meus primos, quando não é na Rosy, na Meiry é no Nado ou no Quinca, sempre eles tem um quarto para as visitas, justamente para esses casos, quando chegar algum parente de Manaus e eles moram bem na rua principal da cidade bem próximo a praça e a Igreja, são muito acolhedores e amigos.

O meu tio, pai do Nado, filho de português da gema, chamava-se João Paes, mas seu apelido era Cauca ou Caraôlho, pois é esse meu tio (que Deus o tenha em seu colo), foi o fundador da DIVA (Departamento de Informação da Vida Alheia), fundada há bastante tempo.

Na cidade que quase toda a rua da frente há bejaminzeiros e a DIVA funciona bem embaixo de um desses bejaminzeiros, há uma mesa com cadeiras que se joga dominó, baralho, contam-se muitas piadas e muita conversa fora, agora tchan principal é que lá você sabe tudo o que está acontecendo na cidade, a fofocaria é muito.

Desde a sua fundação pelo meu saudoso tio Cauca, já passaram por lá vários presidentes, como o Nado, Wilson Bezerra, Mário Falabella e muitos outros.

Pois é, amigos, quando estive recentemente por lá, contaram-me que numa das eleições para escolher o Presidente da Diva, os sócios majoritários, bolaram fazer uma festa para a eleição, com churrasquinho, cerveja, refrigerantes e som ao vivo, agora como iriam fazer a festa se a DIVA não tinha fundos, quando então o Mário Falabella grande comerciante e fazendeiro, disse logo, que daria uma banda de Búfalo da sua fazenda e a churrasqueira para assar os espetinhos.

Quando não tem Presidente, o Nado assume. E assim aconteceu, no dia da eleição, o Nado com o livro de ata da DIVA, sentou-se à mesa e toda pessoa que passava convidava e mandou aviso para todos os eleitores, entretanto pedia cooperação para a festa, por cada assinatura. Conseguindo com isso arrecadar fundos que possibilitou a realização da festa que se prolongou até a noite.

E assim aconteceu com som ao vivo na voz e teclado do saudoso Sincero a festa foi se desenrolando e os espetinhos assando e nada do Mário. Até que volta das 13 horas o Mário Falabella chegou (e o Nado sem poder dar a atenção que ele merecia) e foi tentar pegar um espetinho que estava assando, mas que todos os espetinhos que estavam na churrasqueira já tinham dono e o pessoal falava: esse é meu..., esse é meu..., esse é meu.... E o Mário Falabella que é meio esquentado ficou muito revoltado, falou: Puta merda, eu dou o churrasco, a churrasqueira para assar e não tenho direito a um espetinho eu vou é acabar com essa festa. Chutou a churrasqueira que foi churrasco para todo o lado e foi embora, retirando-se do recinto.

Depois dessa embrulhada toda, juntou-se uma comissão e foram em sua casa se justificar com ele, trazendo-o de volta a festa.

Nessa eleição foi eleito o Sr. Bosco Guimarães se tornou candidato único, pois o concorrente desistiu na hora viu que não conseguiria reverter à vontade popular, já que pregava acabar com a fofocaria na DIVA.

Aqui deixo o meu forte abraço a todos os meus amigos da DIVA, visto que, sou um de seus ilustre eleitor.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 01/08/2011
Reeditado em 01/08/2011
Código do texto: T3133269
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.