Me encontraras numa floresta escura...



Esta historia parece de pescador, não fosse a mulher dele a testemunhá-la. Bastião é pescador contumaz. Aonde vai procura um lago, um rio, o mar, leva sempre as tralhas, e se ajeita no melhor lugar, na melhor hora. Comprou até apartamento em Itanhaem,com seu minguado salário de cartorário, para seus robalos, dourados, vermelhos, enguias. Quando vai à casa de seu amigo italiano Novello ajeita-se num lugar distante do movimento , e na mansidão do lago pega os pintados e as carpas.Aí prefere o horário do anoitecer até total escuridão.

Numa dessas saídas, disse à mulher Ana: “Produza-se bem, pois hoje à noite vou lhe apresentar uma amiga.” Ana ficou possessa. Então esses desgraçado, pensou ela, diz que vai pescar e tem outra? E, ainda por cima, vai me apresentar? O que está pensando, em fazer ménage a trois? Fervendo por dentro, Ana não disse palavra. Conhecia bem seu Bastião de tantos anos, e algo lhe disse que era melhor calar. Tomou um banho demorado, lavou os cabelos encacheados e curtinhos, passou caprichosamente um batom vermelho. Porém tinha medo de perder a competição com a outra. Seria mais jovem, mais bonita, mais elegante? Ana era mulher da hábitos simples, usava grossos oculos para sua miopia. Seria o encontro o fim dessa relação?E os filhos?

Pisando duro, respirando forte, acompanhou o marido. Chegaram ao local e sentaram-se. De repente, apareceu uma cascavel. Ana gelou. E não é que a cascavel pára em frente a Bastião e ele começa a conversar com ela? “- Oi, amiga querida. Hoje eu tenho uma surpresa para você. É minha mulher, Ana. Tá vendo como ela é bonita? Eu não lhe disse?” E a cascavel olhava para ele e fazia soar seu guiso. Passaram-se alguns minutos e ela foi embora, tranqüila.

Dessa vez Ana voltou para casa silenciosamente mas foi de tanto trauma. Quando estava segura de se ver longe da cobra, despejou em Bastião todo horror que a cena lhe causara. Diz ele que não esperava por tanto e chegou a se assustar quando Ana é que “virou uma cascavel”, como costuma dizer a expressão popular.
luciana vettorazzo cappelli
Enviado por luciana vettorazzo cappelli em 04/08/2011
Reeditado em 04/08/2011
Código do texto: T3138830