SEU BETO E SEU RABETA TITANIC

Autor: José Gomes Paes

06/08/2011

Essa vem do Lago Janauacá, que fica 55km de Manaus, precisamente 3h e 30min de barco, local totalmente turístico, onde se localizam também, Lago Grande, Lago Jutaí, Lago Caapiranga, Lago do Baixiio, Lago Puiussú, Lago Uajará, etc, onde temos também vários igarapés e muitas localidades como: Ilha da Paciência, Ilha do Jacurutu, e outras.

Na época o deslocamento até Manaus era de canoa, agora em período mais recente, surgiu aqui na redondeza “O Rabeta”, que é só sentar na popa da canoa e botar para funcionar, nos leva a qualquer lugar com um custo muito pequeno, próprio para uso dos caboclos amazonense.

Essa tecnologia veio do Japão, muito bem utilizada pelos caboclos, hoje em dia é difícil você ver um caboclo no remo, agora o caboclo está todo boçal, com celular e rabeta, com todo direito, tem que acompanhar a modernidade, a evolução dos tempos.

Pois é, mas nem todos pensam assim, o Seu Beto, ignorante que dá dó, comprou um desses rabetas, o qual passou a ser seu meio de transporte no dia a dia, usa para trabalhar, pescar, ir até Manaus fazer compras, para o lazer, colocava o seu rabeta lá em cima de bom, pelo custo e aplicabilidade.

Colocou até um nome no seu barco-rabeta, de Titanic.

Certa vêz, o Seu Beto, estava se dirigindo a Manaus para fazer compras, quando o rabetinha Titanic, deu “prego” no meio do rio em frente de Manaus, quando ele tentava botar para funcionar o motor e nada, foi ficando furioso, tentava funcionar e nada, ficou mais furioso ainda e o barco na correnteza foi descendo o rio, ficando mais distante de Manaus, que pegou o remo e bateu do rabeta quebrando o remo, ficando só com uma banda, e falou:

- Filho da mãe, tu me faz vergonha, mas quando chegar em casa tu vai ver com quantos paus se faz um jangada. Não sei onde estou que não ti meto no fundo, igual ao teu parceiro do passado.

E pegou a banda do remo e veio remando de volta para casa, passavam os barcos lhe ofereciam carona, mas não aceitava. Resmungava falando:

- Me aguarde seu salafrario, te prepara que hoje tu me pagas.

Já de tardinha foi chegando a casa, cansado de tanto remar. Desceu, correu até em casa, pegou a espingarda, colocou o cartucho e voltou à beira do porto, apontou e mirou em direção ao rabetinha que nada pode fazer. Atirou. Foi pedaço de rabeta prá todo lado.

Quanta ignorância junta, mas assim é seu Beto, homem bom, mas faça tudo para ele não ficar com raiva.

No outro dia, pegou uma carona e foi até Manaus levar o rabetinha para consertar. O técnico olhou, verificou e notou a falta de muitas peças e perguntou.

- O que foi que houve seu Beto, parece que ele levou um tiro.

- E foi tiro mesmo, eu perdi a estribeira, pois não é que esse maldito ontem me deixou no prego, me fazendo passar vergonha. Mas eu gosto dele, por isso trouxe para consertar.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 06/08/2011
Reeditado em 06/08/2011
Código do texto: T3143015