Mixirika Dilicia

Tava pensando em algo para escrever e de repente lembrei que além de papai abrir minha cabeça para ensinar raiz quadrada e que o “M” sempre vem atrás do “B e P” se esforçava da mesma forma para ensinar o Pai Nosso e Ave Maria. Mas eu Adorava mesmo era ver o titio descascar laranja, tirava a casca todinha num corte somente, mas faca na mão de criança, sem chance. Então eu me virava com uma “mixirica” mesmo. Daí te conto:

Quando eu era criança minha vó dizia ponkan, minha mãe tangerina, meu tio Ditinho chamava mesmo de “Dilicia di Mixirica”. Eu pegava uma mexerica pra descascar, corria pro meu Pai e pedia: - Pai Começa o Começo! O que eu queria era que ele fizesse o furasse a casca, o mais difícil e resistente para minhas mãozinhas. Depois, amável, ele sempre acabava descascando toda fruta para mim. Mas outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele tinha feito.

Meu querido Pai faleceu há algum tempo, (e há anos, muitos alias) não sou mais criança e que saudade tenho, mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "Começar o Começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.

Hoje minhas mexericas são outras. Preciso "descascar" as dificuldades, os obstáculos da vida, os esforços diários que é a sempre construção da família, retoques que muitas vezes incertos nas horas mais difíceis da vida. Decisões e desafios. Em certas ocasiões minhas “mixiricas” transformam-se em limão galego.

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo Papai quando lhe pedia para "Começar o Começo" era o que me dava a certeza que conseguiria chegar ao último pedacinho da casca e saborear a gomo a gomo. Ato tão simples e agradável.

O carinho e atenção que eu recebia do meu Pai me levaram a pedir ajuda a DEUS, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está do meu lado. Meu Pai terreno tentou me ensinar que Deus, o Papai do Céu; é quem tem a garantia das nossas vitórias.

Hoje minha vida parecer muito grossa e azeda, como a casca de uma tangerina, para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: Pai comece o começo! Ele não só "começará o Começo", mas resolverá toda situação para você!

Não sei quantos tipos de dificuldades iremos, eu e minha família vamos enfrentar, encontrar, provocar nestes próximos anos. Sei apenas que temos que nos garantir no Amor de Deus, para pedir sempre o que for preciso: PAI, COMEÇA O COMEÇO PRA MIM.

Marcos Pestana
Enviado por Marcos Pestana em 05/01/2012
Código do texto: T3423965
Classificação de conteúdo: seguro