Matutando Pelo Brasil Afora - I

Viajar está entre os maiores desejos do brasileiro. Retirando uma pequena quantidade de eremitas entre nós, todos adoram conhecer novos lugares. Viajar é um ato de aprendizagem, mesmo que seja a trabalho, estudo ou qualquer outra obrigação. Uma aprendizagem desobrigada, sem precisar de testes de conhecimento, por isso é tão interessante.

Renomados leitores, estive em Goiânia e Brasília por durante um mês e nessa estada por lá curti muitas experiências. O objetivo da viajem era engrossar o coro das manifestações populares por reforma agrária e justiça social neste país. Não viajara sozinho, estava acompanhado pela companheirada dos movimentos sociais de meu estado, a Paraíba.

Durante os três dias de viajem de ônibus muitas coisas rolaram. Passamos por estradas ruins, conhecemos cidades belas e outras feias, nos surpreendemos com o capitalismo arrojado das grandes capitais por onde passamos, que cobravam até por um simples banho nos postos de combustíveis. Vimos o “Velho Chico” enfezado em seu objetivo transmitir a doçura das águas terrestres para às tenazes e insípidas águas marinhas. Enfim chegamos lá. Goiânia. O itinerário era esse: primeiro aportar em Goiânia e de lá os manifestantes marcharam até Brasília para os protestos no Palácio do Planalto. Mas esse intervalo de acontecimentos duraria 17 dias.

Um fato interessante precisa ser registrado. Quando saímos da Paraíba informaram-nos que o clima lá pelas bandas do Centro Oeste estaria registrando média de 35 graus centrígrados. Fomos desprevenidos e encontramos uma Goiânia alvissareira, porém fazendo dez graus centigrados de temperatura. Os nordestinos desprevenidos e acostumados a um calor de trinta e poucos graus, embrenhados nesse frio todo. O resultado não podia ser outro: um baita choque térmico com as consequências de uma boa parte de nós cair doente, com muita febre.

Esse conto é introdutório. Por isso vou ficando por aqui. Nos próximos eu contarei os detalhes interessantes dessa minha estada por àquelas bandas. Não deixem de apreciar essas histórias, leitores, filhos de minha alma.

Jozias Umbelino
Enviado por Jozias Umbelino em 11/03/2012
Reeditado em 11/03/2012
Código do texto: T3547341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.