O TERÇO

 
Antigamente quando eu era criança,
sempre eu ia com meus pais, meus irmãos e os vizinhos ,la na casa da D,Rita,rezar o terço de São Bom Jesus ,todo ano.O terço era rezado por volta das tres horas da tarde mais ou menos.E a turma saia de casa depois do almoço.Era muito divertido aquele tempo,nos ia-mos cantando pelo caminho,brincado de pega pega,até chegar a casa de D,Rita.Este terço era tão comentado na região,onde os devotos de São Bom Jesus iriam pagar as promessas,levando peças de sera branca vermelha e amarela.Levavam cabeça,pé,mão, braços,mãma,tudo feito de sera.Era uma devoção que os fieis tinha com São Bom Jesus, que vocês nem imagina.Quando reunia todas peças de sera, era mesmo um monte de peças.Ali rezavam o terço com muita fé e respeito ,depois a comunidade da região que ali estava reunida ,iam tomar um reforçado lanche.Era muito pão de sal cortado e pão sovado com leite adoçado ,café, cha de favaca, erva doce.Era realmente muito bom ,e agradavel ,porque a gente morava lá na fazenda e não conhecia quase nada .Quando ia embora ,ja fasia o comentario,que o proximo ano ia-mos voltar ,se Deus quiser.Com a mesma fé e alegria na devoção com São Bom Jesus.
Quantaos saudades eu tenho do meu tempo de infançia,quando vivia no campo ouvindo o canto dos passaros,e o murmurio do gado.
corria acavalo pra todo lado sem preocupar com coisa alguma.
podia todo ano ir para o terço de D,Rita.
PEDROZEMARINHO
Enviado por PEDROZEMARINHO em 16/03/2012
Reeditado em 16/03/2012
Código do texto: T3557741