A Conquista e a Partilha

“... A Sabedoria do nosso oponente pode ser maior que nossa Astúcia...”

Desde que o Homem é Homem a Partilha sempre foi mais polêmica que a Conquista. Como a Partilha era feita entre os elementos do mesmo grupo, as forças eram sempre iguais e o resultado dava sempre empate. E empate não satisfaz a ninguém. Daí o aparecimento dos conflitos internos. Nos tempos dos nossos Sertões tinha até uma expressão própria. “Repartir o couro da Onça”. Depois das eleições os vencedores começam as intermináveis reuniões para acertar a equipe que vai governar. O mesmo que “repartir o couro da Onça”. Às vezes diante do impasse de se resolver os problemas, cargos são criados ( deixa-se claro que é para aumentar a eficiência do novo Governo) para poder abrigar todos os elementos que lutaram pela vitória. Normalmente a arma de cada facção é a ameaça. E os derrotados (agora com outro nome, oposição) estão sempre como Hienas. Alimentam-se dos restos da contenda.

Então... Toda essa introdução para contar um “Causo” de Partilha, acontecido nos idos do Estado Novo (fim dos anos 30 e começo dos 40). Getúlio Vargas, que havia conquistado o poder á força, estava reformando sua equipe de governo, procurando agradar o povo com “aparência democrática”. Interessante que, por mais truculenta que seja uma ditadura, ela sempre se diz dentro da legalidade democrática. Pois bem... Getúlio era uma raposa velha cercada de outras com as mesmas características, e entre elas Adhemar de Barros, médico de diploma e político de profissão. Para agir com coerência astuta queria o Ministério da Saúde. Mesmo com grande ansiedade não conseguia saber o que se passava na cabeça do chefe supremo. Era preciso usar uma estratégia que o levasse a deixar claro seus planos e intenções.

Depois de muitas madrugadas com o cérebro trabalhando em alta rotação, descobriu uma forma que parecia colocar o “Revolucionário” em xeque: Doutor Getúlio! Estou cansado de ser assediado pela imprensa, especulando que o senhor vai me dar o Ministério da Saúde! Que respondo para eles? E Getúlio do alto de sua sabedoria vulpina e ditatorial respondeu: DIGA QUE EU TE CONVIDEI PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE, MAS QUE VOCÊ NÃO ACEITOU... Oldack/ 04/12/010.

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 27/05/2012
Código do texto: T3691144