Onde está o Saci?

Saci-Pererê...Ah!!! Que lembrança da minha infância. Lembrança do saci que nunca vi.Do assobio lembro muito bem! Assobio que me valeu um tombão,uma cambalhota.Acho que houve até um salto duplo carpado,como fala minha esposa.É,corri muito. Ah!!!É bom lembrar que o gado também correu muito.Não sei se porque eu tava correndo ou porque também viram o tal saci que eu nunca vi. Gado que eu,apesar do tamanho e idade, fiquei incumbido de levar para o curral. Eram lá pelo meio dia e pouco quando eu realizava esta tarefa diária e rotineira.Gritava eu para o gado quando mais que de repente ouço um assobio estridente seguido de um -Zééé!!!- Olhei a volta pensando se tratar de outro zé, amigo meu,quando ao verificar por todos os lados notei que não era ninguém.

-Zééé!!!-mais um assobio e persebi que o dito vinha de uma pequena gruta.

-Te peguei !-falei comigo mesmo.Corri para ela e ouvi mais uma vez o assobio vindo dela. Adentrei-a e por ser gruta pequena,logo notei que não tinha ninguém nela. Pensei -Saci- Sai correndo, disparado e o gado atrás.

Será que o gado pensou que eu estava com pressa e resolveu me acompanhar ou ouviu o mesmo que eu?

Só sei que corri muito e acabei levando um bruta tombo e o gado parou a minha volta. Levantei e fui embora cheio de medo.

O que tem a ver o assobio com o saci?

Na minha infância ouvi muito dizerem que saci assobiava . Então ninguém assobiava a noite, nem adulto.

Era assobiar e saci aparecer. Verdade ou mentira, ninguém queria pagar para ver, nem o adulto.

Adultos comentavam sobre saci e juravam ter prova. Os sinais?

Relinchar de cavalos durante a noite, cavalos aparecerem com trança na crina ou no rabo...tranças essas difíceis de desfazerem. Cavalos galopando. ...

Um ou outro ,sempre tinha alguém que jurava ter prova. Seria bebida demais ou verdade? Algum brincalhão poderia fazer todas essas coisas mas...Sempre aparecia alguém convicto de que não havia possibilidade de alguém ter feito aquilo.Havia um certo medo, respeito e receio de que tudo aquilo era verdade.

Hoje já não se fala em saci, não se teme as lendas e se ri de tudo. O medo hoje é de cavalo de troia,malware,spans,hackers. Crianças andam a noite sem medo.

O saci-pererê desapareceu ou desapareceu a inocência?

Quando já um pouco mais crescido e destemido,passava eu por uma estrada isolada e cheia de bambu, escutei um barulho e meu corpo

gelou, fiquei branco e pensei comigo mesmo -agora o saci me pegou-

mais que de repente passou por mim centenas de pombas voando.

Então respirei fundo e aliviado.

Certa noite ,já bem tarde,estávamos em uma espécie de praça sem banco e com um botequim e ouvi um grupo de bebuns conversando.

-Chico.-disse um deles comendo um tiragosto sem bebida pois, a mesma já tinha acabado-vai no Seu Pedro comprar um vinho ou cachaça mesmo !-

-vou não-retrucou chico olhando-o-tá fechado e é longe- mordisca a sardinha seca no sol, daquelas cheia de sal mas de bom paladar-tá muito escuro!

-Uai sô! -se aproxima de Chico-tá com medo? medo de saci?-e começa a rir.

_tô não Zé! apenas respeito esses causos-esfrega o rosto-sei lá,compadre.nunca se sabe,né!-come outra sardinha-já que num credita,vá você lá.

-Eu??? credita num credito não mas...-coça o queixo-estrada bastante sem claridão da lua, mata fechada,barulho de grilo....é..

Vai que o danado do coisinha do saci-pererê aparece!!!!