O Machismo e o Preconceito

“...lamentavelmente percebemos com muita clareza as coisas que não foram feitas..”

O Contador de "Causos", precisa estar sempre atento e não deixar cair no desperdício tudo aquilo que julga ser bem aproveitado. Hoje utilizaremos uma crônica apresentada num programa da Globo," Mais Você", uma interpretação de Ana Maria Braga, há um certo tempo atrás. Deixar passar o presente seria um preconceito contra a televisão.

Preconceito e Machismo não são atos conscientes. Ninguém é preconceituoso ou Machista por opção. Ele é assim porque os valores sociais assim o exigem. Ele é sem saber que é. E poucos notam porque também são assim. Uma coisa é certa. Todo machista é preconceituoso. Mas nem todo preconceituoso é obrigatoriamente machista.

Conta-se que, um executivo bem sucedido, era casado com uma professora, com boa formação em Universidade Pública. Eram pais de quatro filhos. Um menino e três meninas. Moravam em bom bairro, com casa confortável, mas sem muita ostentação. No planejamento da vida familiar, entraram num acordo: Seria mais econômico e produtivo se ela administrasse a casa e tomasse conta da Educação dos filhos, já que ela era especialista e só ele trabalhava fora de casa. Tinha sentido. O salário pago a um profissional da Educação não deixaria grande sobra depois de pagar um trabalhador dedicado às tarefas domésticas e à formação das crianças. Mas como em todo acordo, quem julga ter mais poder acha também que é o único que tem o direito de criticar e de queixar-se. Diante de qualquer falha, na complexa administração doméstica, ele sempre vinha com essa: "Não sei o que você ficou fazendo o dia inteiro que não viu isso"!!!

Certo dia, quando o pai chegou pro almoço, notou algo estranho: Os portões estavam abertos, os cachorros tinham escapado e ninguém sabia por onde andavam. As crianças, que deveriam estar na escola, brincavam, ainda de pijamas, no tanque de areia do jardim. Ao entrar em casa, papel higiênico espalhado por todo lado na sala. Vaso sanitário sujo e sem a devida descarga. Passando pela cozinha viu as louças sujas do dia anterior, abarrotando a pia. Fogão com panelas contendo restos de comida e nada de almoço. Na lavanderia, roupas sujas amontoadas. Passando pela sala de TV, lá estava sua "Princesa", ainda de camisola, lendo uma revista feminina. Meio zonzo, perguntou: O que está acontecendo? Estarei ficando louco? Não meu caro, respondeu a inteligente personagem: FOI PRECISO EU DEIXAR DE FAZER MINHAS TAREFAS PRA QUE VOCÊ PERCEBESSE O QUE FAÇO O DIA INTEIRO... (Oldack/17/06/010- Reeditado em 26/06/012)X

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 02/08/2012
Reeditado em 02/08/2012
Código do texto: T3810181
Classificação de conteúdo: seguro