Causos de Boteco

Aos domingos pela manhã o encontro no boteco, depois do dever religioso cumprido é inevitável.

O Ernesto Chega e fala do sermão do padre, o Nicanor chega de mansinho e senta num cantinho e fala do cardápio do dia e a prosa se estende para deixar o domingo mais feliz.

De repente chega o Galego cabisbaixo e triste e nem dá prosa para os que se encontravam no boteco. Com uma cara de ressaca!

O Ernesto que ainda estava no assunto do sermão, pára com o assunto e:

- Ô Galego!Pro mode que ocê ta estrupiado feito uma mula véia? Parece inté que drumiu cum home uai!

E ele sem graça:

- Ô Arnesto! Né isso não home! É queu fui no dentista nun sabe! E ele rancô o dente errado.Na hora da nestresia eu nem pricibi! E quando cheguei em casa, o dente cumeçô a doê, qeu vi inté istrêla!

A gargalhada foi geral!

Um pouco sem graça, o Galego pede uma dose de vinho, bebe e diz:

- É pra mode nestresiá o bicho!

E dá aquela talagada!

O Nicanor que estava no cantinho calado se aproxima e:

- Moço! Bebe mais joga um tiquim pro santo uai! Que ele pode inté ajudá!

A dor de dente do Galego era tanta que ele foi logo dizendo:

- Pro santo?Que nada moço!O santo num ta cum dôre de dente não!Eu que tô!

E prosseguiu:

- O Coroinha da igreja tava lá rancano um dente e iscuitei o dentista falá prêle, pra tumá o vinho do pade que corta a dôre!

O Ernesto logo interrompeu:

- Uaí sô!Que cuicidença! Num é que o pade falô cumigo onte, que o vinho dele tinha acabado e ele ia tomá era suco de uva no lugá do vinho!

O Galego se levantou de mansinho e saiu.

O Seu Zezé o dono do boteco entra no assunto e:

- O Coroinha é fio do Galego! E acho que ele ta de ressaca é de vinho!

E todos deram gargalhadas...

Causos de boteco nas Minas Gerais!

Inté!

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 23/12/2012
Reeditado em 10/04/2020
Código do texto: T4050630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.