O Bem-te-vi que cantava Não te-vi


Pitaguá: Era assim conhecido antes dos portugueses chegarem aqui.
Num galho qualquer cantou um bem-te-vi. Lá nos tempos da Independência esse pássaro era perseguido por acreditarem que teria visto algo que não devia.
A professora contava minunciosamente o fato, e quanto mais pausadamente soletrava as silabas a criançada mais curiosas ficava...
Dizem que essa lenda vem dos tempos em que Jesus era vivo! Foi o bem-te-vi que denunciou Jesus Cristo aos Romanos, Mas é coisa que vem de Portugal, pois somente em nossa língua o cantar forma uma palavra... Dizia a professora!
Cada um tinha algo para perguntar ou comentar...
- Professora a minha avó disse que foi ele que entregou Jesus ainda quando era menino, antes mesmo de seguir para o Egito, para evitar ser morto. Por conta disso foi um passarinho amaldiçoado. Contou Enéas...
E outro...
Meu pai disse que o Bem-te-vi nem enxerga direito, tem que cantar para ser visto...
Ditinho matuto e sensível logo entrava no assunto:
- Professora, meu amigo Quim-Quim matava todos os bem-te-vi que via em sua frente!
De fato, Quim-Quim adorava pegar amoras e jabuticabas no pomar de dona Lurdinha. Mas no abacateiro, só não tinha mais ninhos de Bem-te-vi que abacates. Coitado do bichinho, o algoz costumava acerta-los com seu bodoque certeiro.
Foi então que certo dia juntos, Ditinho e Quim-Quim saboreavam umas amoras quando ouviram o brado,,, Bem-te-vi... tivitivi... Quim-Quim logo apanhou seu estilingue e quando colocava a pedra para o tiro fatal, Ditinho o indagou...
O que você vai fazer?
Ué, vou acertar esse fofoqueiro que esta dizendo que me viu aqui, eu tenho certeza que é ele que conta pra dona Lurdinha e ela conta pra minha mãe!
Ditinho tinha que ser convincente, pensou uns cinco segundos e disse de pronto:
Ele não tá falando que te viu... Você tá surdo Quinzinho! Ele tá é dizendo Num ti vi... Num ti vi... Num ti vi...
Depois desse dia, não sei se é coincidência, mas tenho eu vistos mais Não -te-vis porai...

 
Marcos Pestana
Enviado por Marcos Pestana em 12/09/2013
Reeditado em 13/09/2013
Código do texto: T4479057
Classificação de conteúdo: seguro