Ditinho e o Dia da Professora

... Ditinho não se esqueça de passar na dona Lurdinha e pegar as flores que pedi para ela separar, amanhã é dia do professor...!
Alertou Durvalina mãe de Ditinho.
-Mãe ela é brava demais!
-É brava porque você é bagunceiro, mas ela é sua segunda mãe. Te ensina a escrever, ter conhecimento e ser um grande homem... Tudo que uma mãe deseja a um filho. Não me vá pra escola sem a lembrancinha. Dê as flores, um beijo e diz a ela que a admira muito!
E lá foi Ditinho, jeito matuto, mas muito serelepe entrou na florista Lurdinha que ainda terminava de montar um arranjo com rosas adornadas com raminhos de jasmins...
-Nossa dona Lurdinha ainda não esta pronto. Vou atrasar na escola, estou perdido! Disse Ditinho.
Enquanto ela terminava, Ditinho pensava...
-Que faço... ir agora, chego na hora, mas não levo a flor e tomo bronca da minha mãe. Se eu esperar, vou chegar atrasado e tomo bronca da professora. Mas se levo a flor, não tomo bronca da minha mãe. Afinal a culpa é de dona Lurdinha... Ah, prefiro bronca de professora, bronca de mãe é castigo na certa.
Não demorou muito e o arranjo estava pronto... E lá se vai o sapeca a passos rápidos levando as flores para mestre.
Enquanto isso na escola, na aula que havia se iniciado a professora com a voz chorosa reclamava que nem se quer tinha recebido parabéns por seu dia:
- Nossa! Que coisa, minhas colegas professoras todas tinham ganhando ao menos uma lembrança, mas eu nem se quer um cumprimento!
Falava ela com os lábios trêmulos...
- É isso que ganho...
Lenta e Subitamente abre-se a porta e a classe em silêncio ouviu o rangido agudo das dobradiças desalinhadas...
Era o Ditinho que amedrontado deixava primeiro a cabeça e o olhar assustado aparecer por entre a porta.
Dona Lurdinha franziu a testa, cerrou o olhar.
Já chateada era só o que faltava, o serelepe do Ditinho chegando atrasado, era tudo que precisava para descontar a sua frustração!
-Entre senhor Benedicto, estamos te esperando!
Disse com tom arrogante Dona Lurdinha... Lá vinha uma grande ralhada.
Ditinho cabisbaixo, entre os risinhos dos colegas e o olhar fulminante da professora completou a abertura da porta e com aquele arranjo Impecável que quase cobria seu peito e rosto seguiu em direção a professora que como num passe de mágica, arregalou os olhos e ao mesmo tempo que se preparava para dizer algo. Ditinho ofereceu-lhe as flores, deu-lhe um beijo e disse timidamente:
-Eu admiro muito a senhora Professora Lurdinha...
A rigorosa Professora Lurdinha, Comovida e abençoada por esse gesto, encabulada e com os olhos já não conseguindo segurar as lágrimas que ameaçam rolar disse:
-Ditinho, seu gesto hoje para mim foi uma lição de vida... Mostrou-me que na vida devemos enxergar, pois não é a felicidade que nos faz gratos, mas a gratidão que nos faz felizes. E hoje Ditinho, você me relembrou como é ser Feliz de Verdade!
Depois dessa, uma linda Rosa vermelha, nem que fosse um Cravo do meu jardim ou uma florzinha de manacá, Ditinho ao menos uma vez por semana levava uma flor pra Professora! Sempre que for chegar atrasado, vai com uma flor, talvez não salve o mundo, mas faz um coração feliz!
Marcos Pestana
Enviado por Marcos Pestana em 19/09/2013
Reeditado em 19/09/2013
Código do texto: T4489244
Classificação de conteúdo: seguro