Rafaela tem 10 anos, é minha aluna  das aulas de conto.

A história da geleia

Minha avó Maria e meu avô Zacarias moravam na roça. Minha mãe ainda não havia nascido, é uma das filhas mais novas. Naquela época meus avós só tinham um casal de filhos.

Era costume naquele tempo, as famílias receberem muitas visitas em casa. Minha vó sempre soube cozinhar bem e servia doces, pães e biscoitos aos visitantes.

Meu tio e minha tia eram bem pequenos e seu doce preferido era geleia de mocotó. Certo dia, vó Maria fez e encheu alguns potes de doce e Pôs para esfriar. Enquanto isso chegou visitas em casa. Meu avô buscou o doce na cozinha e serviu.

As crianças apavoradas, vendo o doce diminuir na vasilha ficaram com medo de não sobrar nada para eles.

Tiveram uma ideia: Um de cada vez apareciam na porta da copa e gritava:

—Ô gente... Não come nosso doce tudo não! Deixa um pouquinho pra nós comer!

Isso se repetiu por várias vezes até os compadres dos meus avós irem embora. Quando eles saíram, meu avô pegou duas vasilhas grandes de doce, as colheres e chamou os filhos dizendo:

—Vocês dois podem começar a comer essa geleia. É para raspar o prato, comer tudinho. Senão apanham! Isso é para aprenderem a não me passarem vergonha na frente das visitas.

A menina enchia a boca e custava engolir as colheradas de doce. O menino foi mais forte, comeu mais tranquilo. Não passou mal.

Meu tio que hoje já é homem feito, continua a gostar de doce. Mas, a minha tia nunca mais conseguiu comer geleia de mocotó.
Rafaela.
 
Aconteceu de verdade!



                    
           
Maria Mineira
Enviado por Maria Mineira em 26/09/2013
Reeditado em 03/10/2013
Código do texto: T4499380
Classificação de conteúdo: seguro