" O NOME DO FOGÃO À LENHA"

O nosso amigo jarno, o protagonista de mais um fato ocorrido, lá pelas bandas de General Câmara, tinha um olho (esquerdo) vazado num acidente de trabalho, usava por recomendação médica um tapa-olha no óculos, parecia a persanagem do Chico Anízio, mesmo assim, ele namorava a bastante tempo a Marlene, mocinha simples do interior, mas de comportamento duvidoso. Mesmo assim o Nosso herói a amava, ao menos dia isso. Um dia resolveram se casar, mas faltavam os móveis. O Jarno não tinha dinheiro para comprá-los, e o casamento tinha que ser rápido porque ela alegava estar grávida. Lembrou-se ele, que na garagem do vizinho Gil, tinha um fogão à lenha abandonado, parecia estar em bom estado. Em vez de comprá-lo, resolveu roubá-lo. Estava decidido. Jarno alugou uma casa distante da sede da cidade uns dez kilômetros. Mas havia planejado, teria que resolver o problema do transporte do fogão até sua casa. Situação dificil, mas enfim, vamos lá - pensava ele - Numa madrugada fria que Deus me livre, o nubente partiu para buscar o produto que estava na mira, ou seja, o fogão. Munido de um pedaço de corda e um carrinho de mão, lá se foi o amigo do alheio. Chegando no local, mais ou menos duas horas da madruga, tudo silêncio, carregou com extremo esforço o fogão, colocando-o em cima do carrinho. Ato contínuo, amarrou-o bem e deu inicio ao retorno, às seis e quinze da manhã, finalmente chegou na sua nova morada, faceiro da vida. Instalou o fogão provisoriamente, lascou fogo e colocou água para esquentar, iria inaugurar o dito cujo, fazendo um gostoso café. De repente bateram à porta, toc toc toc, Jarno esticou a orelha em direção às batidas e, pensando que fosse a noiva, abriu a porta tranquilamente, nisso, surpreendeu-se com a visita, era o delegado de Policia e o Sr. Gil, dono do fogão. Algemado, decepcionado e acomodado na viatura Policial, o protagonista indagou: Seu Gil, como o senhor descobriu ? o qual respondeu secamente, ora, bastou seguir a trilha que o carrinho de mão deixou na estrada, entendeu ?! Moral da história, o café fica mais gostoso feito em fogão próprio.

René Cambraia
Enviado por René Cambraia em 24/04/2007
Código do texto: T462498