O GRANDE JANTAR E A ESTRADA DE FERRO

Outro dia, mexendo em algumas folhas avulsas encontrei interessantes fragmentos da História de nossa região. Examinando com cuidado e muita curiosidade, o que é de meu feitio, percebi que ali estava um interessante “Causo”.

Dizia o seguinte o fragmento encontrado: Quando houve a expansão da linha férrea que margeava o Rio Paranapanema em direção ao Oeste, veio para Conceição do Monte Alegre, hoje distrito de Paraguaçu Paulista, uma comissão, nomeada pelo Governador do Estado de S. Paulo (na época chamado presidente do Estado), com a finalidade de fazer um projeto sobre o percurso da estrada de ferro a ser construída. Ficou então determinado que em Conceição do Monte Alegre seria construída a estação, base para o prosseguimento até o destino desejado, isto é, Presidente Prudente. Foi uma alegria geral das autoridades, da comissão e da população. E um jantar foi programado em comemoração ao ato.

De volta à Capital, os técnicos, também integrantes da Comissão, começaram os preparativos para a consecução do projeto. Enquanto isso as autoridades do Distrito, eufóricas com o prestígio alcançado, enviaram ao Governador (presidente) as despesas da noite de gala. Este não gostou nada da história e passou para a comissão, que havia aprovado e feito uso do acontecimento, que arcasse com os ônus da comemoração.

Furiosa, a comissão teve que fazer uma divisão em cotas e cada membro teve de saldá-las. Como o projeto ainda não havia sido enviado, em represália, o trajeto foi alterado, deixando fora a sede do Distrito, passando por um lugarejo chamado Moita Bonita, onde ficaria a estação que serviria de base.

Como era de se esperar, o lugarejo começou a atrair o progresso trazido pela estrada de ferro, e comerciantes de Conceição do Monte Alegre, começaram a mudar-se para o novo local. Assim a pequena Vila começa a crescer e logo se transforma em centro econômico da região. A Sede do Distrito, Conceição do Monte Alegre, estagnou-se e logo passou a diminuir.

Ao longo da História, a pequena Vila, Moita Bonita, que crescia, foi sendo batizada com nomes mais pomposos, coerentes com o progresso (Paraguaçu, Araguaçu e hoje, Paraguaçu Paulista).

O nome atual, que agora parece ser definitivo, foi escolhido com cuidado de modo a não se confundir com outra cidade bem mais antiga, localizada no Sul de Minas Gerais, também chamada Paraguaçu. (Oldack/ 01/11/010).

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 16/03/2014
Código do texto: T4730930
Classificação de conteúdo: seguro