O caso da eguinha sumida

Di's que a eguinha era muito velhaca e sabia passar por baixo de arame farpado. O homem já havia perdido a conta das vezes que tinha ido longe buscá-la e nem ciganos queriam comprá-la. Era de madrugadinha e o homem havia saído para procurá-la com um cabrestilho. O sol já estava alto e nada de achar a eguinha. O homem então começou a soltar "peladas", que no interior do interior do Brasil é nome feio. Gritava alto em sua ira, chamando todos os nomes-de-não-se-dizer que conhecia e gritou bem alto que a acharia nem que fosse no inferno. Então de repente aparece uma longa estrada de terra no meio do pasto e ao longe, um caminhão vinha em altíssima velocidade. Quando chegou perto dele, parou, o motorista, um homem muito maligno, que parecia trazer todo o mal do mundo em seus olhos, abriu a porta mandou que ele entrasse de forma tão autoritária que ele não ousou desobedecer. Entrou. O chofer pisou fundo, seguindo na misteriosa estrada, que havia aparecido não se sabe de onde. Depois que o homem havia perdido a noção do quanto tinham viajado, a estrada acabava em uma entrada que parecia ser de uma grande caverna. Entraram por ela e se foram para as entranhas da terra.Chegaram em um lugar que o homem reconheceu assombrado: era o inferno. Mulheres nuas dançam libidinosas sobre pedras, grandes chamas vermelhas subiam de buracos no chão, muitas almas estavam aprisionadas nas paredes, em gaiolas, presas pelos pulsos, empaladas em estacas, outras aprisionadas no corpo de grandes vermes. O calor era insuportável e o homem suava muito. De repente o caminhão parou. O motorista conduziu o homem até um lugar onde havia muitos animais, todos horríveis, magérrimo, sarnentos, com olhos esbugalhados e terrivelmente oprimidos. O chofer, agora, transmutara em um demônio pálido, de boca fina e ordenou-lhe que procurasse sua eguinha entre aqueles animais horríveis. Ele não teve outra oportunidade a não ser procurar seu animal de montaria entre aqueles que estavam ali. Procurou e não encontrou. O demônio voltou e perguntou se ele havia encontrado a sua eguinha ali, ele afirmou que ela não estava naquele lugar. O homem foi colocado de volta no caminhão e numa velocidade maior que a anterior foi levado de volta para o mesmo lugar que havia sido apanhado. Quando o caminhão parou o demônio o olhou nos olhos e o advertiu seriamente que ele não mais desejasse procurar nada no inferno porque de outra vez ele entraria lá e não sairia nunca mais. O homem se quebrantou e não quis mais saber da eguinha e agora não há distância que ele não possa percorrer a pé. Há lições que o homem aprende que mudam seu jeito de proceder na terra.

Geraldo Rodrix
Enviado por Geraldo Rodrix em 10/05/2014
Reeditado em 09/08/2023
Código do texto: T4801849
Classificação de conteúdo: seguro