CAUSO DA PESCARIA NO CORUMBÁ

Bão pessoá? Bão tameim! ... Qué dizê!... Mái ô menus!... Teim uns treim que tá mi afervilhanu nas cachola. Intão vô contá pra ocêis, pra modi miorá!

Se apreparei tudinhu pra modi pescá uns pexi pru jantá ... intão cavuquei u chão e ranquei as minhoca e fui pras bêra du Curumbá pescá.

Intão, finquei a minhoquinha, um tantu priguiçosa i si cramânu das mardade di ispetá a bichinha nus anzó... Já si fui arrependênu. Mais disse qui era a sina déiazinha e preguei a tarzinha nu anzó e fui banhá a minhoquinha nu Corumbá.

Tô lá um tiquinhu ansim de tempu... I zap!... Aquêis puxão qui quasi mi jogô cas cara dentru dágua... Pelejei cum aqueis movimentu, inté que consegui trazê um pexão grandi... I lá invêim logu aquéia bichona cum aquéia cramação, aquéia gemura ...

- Moçu, me adevorve pru rio, moçu. Num faz isso cum iêu!... Num vê qui tô barriguda, tô cas barriga cheia di pexim pra modi inche o rio e ocês tudu podê pescá mais i si alimentá ...

- Sei que ocê tem u coração bão, moçu!... Me adevorve eu mais meus pexim di vórta pru rio!

Intão fui conversano cum a pexa: - Oh!... Meu nome é Caipirinha, sô poeta, intão num tenhu as mardadi nu coração, mais precisu levá cumida pra casa, dona pexa!

Mais aquela cramação, aqueis pididu tudu triste, mei disisperadu da pexona, mi dexô triste... Tadinha déiazinha!... Cheia de pexim nus buchu!... Intão se arresorvi sortá a bichinha e disse pra tumá cuidadu e num ficá mordenu as minhoca não!.

intão sortei a bicha i lá si foi, tuda facêra mexênu aquêis rabu pra lá e pra cá ... Num gostei du jeitu déia!

Peguei o anzó, finquei otra minhoca que tameim cramava, dizênu que num sabia respirá imbaxo dágua, maIs disse ... é sua sina minhoca! ...

Joguei a linha dentru du rio, num demorô um tantinho ansim ... E eveim outro pexão grandi, bunitu!... Mais já si achegô cramânu tameim!

- Ê!... pescadô poeta Caipirinha!... Bão?

- Uái, sô! Como ocê, pexi, podi di sabê meu nomi?

- Incontrei uma cumpanhêra qui tava barriguda qui neim iêu!... Intão mi falô qui ocê é ômi bão!... Di bão coração!... Sorta eu intão!... Tameim to barriguda, cheio de pexim novu na barriga ... oia só! (istufânu a barriga pra modi se aparece mais ...) Sorta eu!... Num comi eu não! ... Meus pexim tão quasi tudu prontim pra modi nacê ... sorta eu, pru favô, poeta!... Eu ti suprico ômi!

Intão, neim quis mais cunversá pru causa de cramação daquéia pexa ... sortei tameim!... I lá si foi toda facêra... Achu qui tava inté mi gozânu ca queis jeitu deia saí ...

E ansim foi indu... Nunca di vi tanta pexa barriguda naqueis Corumbá ... Tudu já sabia inté meu nomi e vinha logu cramânu e iêu devorvênu, inté qui si invoquei. Num adevorvo mais nenhumazinha pru rio!

Intão, temôsu qui sô, ispetei otra minhoca cramanti nu anzó e zap!... Joguei a linha longi .. Neim beim a danada da minhoca se amergulhô, tivi qui puxá as linha di vorta, pois já tava pregadu lá nas pontinha mais um pexi...

- Ocê num vem cramano não viu seu pexi!... qui ocê vai pra panela e num tem gemeção, cramura, nada... Vai fervê nu meu fugão... Num tem iscapatóra i ocê num tá neim isperâno pexim!... Num teim barriga!... Tá bão pra modi fritá!...

- Num tô isperânu fiu não, môçu!... Tô já cansada e num pussu tê mais pexim!... Mais num comi eu não!... Pru favô seu dotô ...

- Uái!... Num sô dotô!... Sô poeta!

- Intão seu dotô poeta Caipirinha, sorta eu tameim ... pru favô!

- Pru quê?... Pru quê sortá ocê?... Num tá barriguda!... Num teim pexim!... Tá prontinha pra fritá!... Ocê vai pra minha penela visse!

Ocês, cumpadri e cumadri, sinhá e sinhôs, sabi u qui aquéia pexa falô pra iêu?... Aquéia disgramada!... Iscamenta?

- Dotô poeta Caipirinha, qui iscrevi coisa tão bunita!... Nois tudo gosta di lê seus iscrivinhadu!... Mais vois micê devi di mi sortá!... Pruque iêu!... Pruque iêu!... Iêu sô a partêra do rio Corumbá!

Pessoá, dispois du acontecidu, aprendêmu di comu si vitá só fisgá pêxa fêma. Intão, presti beim as atenção qui vô insiná pra ocêis:

Óia só! Quando di fô rancá minhoca, ranque só minhoca machu, pruque pêxi machu só gosta di cumê minhoca machu e pêxa fêma só gosta di cumé minhoca fêma!... U pessoá diz qui é prucauso dus tá di ormônio... Prontu...

Num gostô das ixpricação??!!

Ah!!! Vô insiná, intão, us truqui pra modi iscoiê os tipu das minhoca certu:

Péga dois pintinhu... Num vão se confundí!... Pintinhu, aquêis bichim, adindondi as mãe é tudu galinha i os pái, as vêiz canta di galo!...

Intão... óia só... Péga us dois pintinhu, tem que sê um pintinhu machu e uma pintinha fêma e sorta êis tudu nu terrêru que teim minhoca e fica observânu... Observânu... Observanu...

Us pintinho fêma só comi as minhoca machu... Us pintinho machu, só comi as minhoca fêma. Prontu!... Agora ficô mais fací inda num foi!... Intão ocêis tudu já podi pescá! ... i iscoiê us tipu di pêxi que qué levá pra casa.

Inté, intão!

I boa pescaria pra ocêis!!