FAMÍLIA QUE REZA (ORA) UNIDA, PERMANECE UNIDA

No passado era comum se ouvir dizer esta frase: “Família que reza unida, permanece unida”.

Trata-se inegavelmente de um dito de extrema sabedoria popular que, pelo menos no que respeita à minha família, é bem assertivo.

Sou de uma família numerosa: pai e mãe (já falecidos), eu e mais 10 (dez) irmãos. Ou seja, a nossa família era composta de 13 (treze) membros.

Todas as noites o meu pai nos reunia para, juntos e ajoelhados, rezarmos o terço.

Enquanto crianças, evidentemente esse costume não nos aprazia, pois, como tais, as crianças querem é brincar, fazer farra. Mas o meu pai nos mantinha “sob rédea curta” e não nos deixava dispersar.

Rezávamos o terço religiosamente e, vez por outra, tínhamos que desfiar o tão temido rosário.

O tempo se passou, nossos pais se foram e, apesar da nossa família numerosa, os ensinamentos tanto do nosso pai, quanto de nossa mãe, ficaram arraigados em nós.

É fato que não rezamos mais o terço, mas não nos dispersamos, continuamos unidos e fazemos pequenas orações sempre que nos reunimos.

Os verdadeiros laços familiares com os quais os nossos pais nos envolveram mantêm-nos unidos e em comunhão.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 23/10/2014
Código do texto: T5009563
Classificação de conteúdo: seguro