Tema de redação

Sou aluno de uma barulhenta turma de adolescentes do curso pré-vestibular de um renomado cursinho da cidade. A expectativa era grande porque era véspera de provas de avaliações que preparavam para o vestibular.

O professor de Língua e Literatura entrou na sala de aula e escreveu o tema da redação no quadro negro: N A D A.

Os alunos olharam incrédulo para o tema da redação que o professor acabara de propor e a surpresa e decepção estava estampada no rosto de todos eles ali presentes.

Alguns mais exaltados protestaram em voz alta enquanto outros demonstraram um sentimento de raiva repentina pelo professor.

Eu estava bastante tranquilo e apenas pensava enquanto escrevia: se escrever sobre um assunto atual e polêmico já é difícil, agora imagine escrever uma redação sobre um tema tão vago! E continuei a escrever:

Nada: 1-pronome indefinido (nenhuma coisa, coisa nenhuma); 2-advérbio (de modo nenhum, absolutamente); 3-substantivo masculino (A não existência).

E é só. Nada mais há para acrescentar. Enquanto a maioria já havia deixado a sala de aula sem fazer a redação outros sequer haviam começado a escrever. Mas redação se resume nisto: criatividade.

Corrigi o meu rascunho e entreguei-o para o professor consciente de que havia feito um bom trabalho.

F i m

Rroberto Matos
Enviado por Rroberto Matos em 08/11/2014
Código do texto: T5027904
Classificação de conteúdo: seguro