Pedras Sob Águas.

Uma das mais pura verdade é de que “ Os Últimos Serão Os Primeiros”. Enfoco este pensamento para contar uma história real. O Vale do Mucuri é uma região rica em pedras preciosas. Nos anos 50 havia um grande fazendeiro, na fazenda uma enorme montanha com muita pedra comum, um terreno com muito cascalho, sendo assim improdutivo, então ficou como em nossa estrutura atual, área de preservação ambiental, digamos, capenga para a época. Resolveram então no pé da montanha cavar longos túneis para procurar pedras preciosas. Foram muitos metros de montanha adentro, acharam algumas escoras sem padrão comercial. Abandonaram-na , ficou apenas para abrigo de cobras venenosas..

Alguns anos depois com o falecimento do fazendeiro, na partilha das terras, os herdeiros mais espertos abocanharam as melhores partes e deixaram a montanha improdutiva para o herdeiro mais humilde, considerado o Zé Mané da família. Pessoas sensíveis, vendo a sacanagem escrachada foram alertá-lo daquela tremenda injustiça,mas o rapaz disse que estava satisfeito, pois seu pai não tinha obrigação de deixar terras para os filhos, em tirada irônica disse: “ Essa montanha é a parte poética da fazenda, como os poetas vivem de ar e verde, vou fazer bom proveito.”

Tinha no pé desta montanha um imenso pantanal, também improdutivo, devido o assoreamento rolado montanha abaixo, principalmente cascalhos,nem gado dava conta, cheio de vegetação daninha. Aconteceu quase dois anos sem chuvas, o pantanal secou. O rapaz teve a ideia de cultivar arroz naquele terreno úmido, colocaria ali bastante estrume de gado, era um trabalho penoso. Quando preparava o terreno para o plantio, a meninada acharam um trecho movediço e começaram a pular nele, uma manta de terra correspondia a distância de uns dez metros, sentia-se um atrito de pedras ringindo. O rapaz então resolveu cavar um buraco e a bela surpresa: águas marinhas de tirar com pá. O considerado Zé Mané da fazenda tornou-se o homem mais rico da região.

As pedras preciosas que o pai procurara nos túneis, o veio estava debaixo do pantanal. Um garimpeiro chegava a babar contando a essa proeza mineralógica.

O mais bonito desta história, é que este rapaz ajudou um irmão que quebrara por maus negócios.

Lair Estanislau Alves.