CERVEJA GELADA, PINGA E BOM TIRA-GOSTO

Convidado que fui a tomar uma cervejinha com o marido de uma de minhas primas, oSebastião (Tião),aceitei com alegria.

Após externar-me lisonjeado pelo convite, acomodei-me à mesa disposta à uma bem arejada varanda sem porta, de onde se pode ver todo o quintal, incluindo uma pequena hora e de onde também se pode ouvir os cocoricós vindos do galinheiro.

Era pouco mais de meio dia, de um domingo de primavera de meados do mês de novembro de 2014, quando a eles me juntei.

A minha primaIlma, antecipando-se, já havia preparado saborosos tira-gostos, dentre eles, peito de frango frito e bem temperado.

Eue oTião, como bons convivas que somos, brindamos cada qual com seu copo de cerveja, geladíssima e nos deliciamos com os petiscos.

A minha prima, da cozinha, a tudo ouvia com atenção e vez por outra tomava parte da prosa.

Bom anfitrião e mineiro que é, oTiãonos trouxe uma garrafa de uma genuína aguardente mineira e sugeriu que eu a experimentasse.

A garrafa continha uma pintura de um caminho de terra batida, o qual conduzia até uma autêntica casa do interior de Minas. Pintura esta feita à mão por uma outra prima, aVanda.

EmMinasé motivo de orgulho para o anfitrião, poder servir uma pinga de boa qualidade aos seus convidados.

Por sua vez os convidados se sentem prestigiados em poder degustar apreciado aperitivo. E a maior satisfação daquele que oferece é ver o semblante de satisfação e os elogios após a apreciação.

Depois sentir o bouquet, aguardei o momento mais apropriado para degusta-la.

Ao fazê-lo, pude apreciar mais uma das muitas preciosidades mineiras.

No momento da minha retirada, como último gesto de afeição, a minha primaIlmame entregou alguns pedaços de pé-de-moleque caseiro, feito por ela.

Momentos assim é que nos revigoram, acalmam e ficam eternizados em nossa memória.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 20/11/2014
Código do texto: T5042247
Classificação de conteúdo: seguro