O Aleijadinho

Nesse ano comemora-se o bicentenário de Antônio Francisco Lisboa. Estudos apontam que ele nasceu em 1730 e faleceu em 1814, em Vila Rica ( Ouro Preto ).

Antônio Francisco Lisboa possuidor de uma doença degenerativa foi perdendo os movimentos das mãos e dos pés e por isso mesmo passou a ser conhecido pelo cognome de “Aleijadinho”. A Hanseníase, segundo alguns historiadores, fora trazida pelos europeus e africanos, pois os índios não a possuíam em suas (nossas) terras.

A doença que acometeu o artífice da arte Barroca, no século XVII, era como uma epidemia não havendo hospitais para os pacientes fazerem seus tratamentos. No século XVIII construiu-se um sanatório em Santo Antônio da Roça Grande, Sabará, MG. E ao seu entorno ergueu-se uma muralha para que não houvesse contatos com os “lázaros” hospitalizados.

Não havia políticas públicas que dessem guarida aos sanatórios. Desde sua construção e manutenção contava-se com a ajuda de terceiros. Por muitas vezes os seus pacientes necessitavam mendigar-se pelas ruas, como na época medieval, para angariarem fundos de sobrevivência.

Aleijadinho utilizou-se da pedra sabão e da madeira para dar continuidade ao oficio herdado de seu pai, Manuel Francisco Lisboa, português, casado com a escrava, Isabel.

Sua obra é tão vasta que por onde passa em Ouro Preto, e em outras cidades mineiras, avistam-se seus trabalhos pela arte barroca: o clássico e o rococó.

O expressionismo está visível em sua obra “Cristo carregando a cruz”, no Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinho, em Congonhas do Campo. Nela, todas as personagens esculpidas por ele voltam-se seus olhares para a imagem central de Cristo carregando a cruz.

“Os profetas” e “Os passos de Jesus”, em Congonhas do Campo; As Igrejas de São Francisco de Assis, em São João Del Rey e Mariana; A Igreja do Carmo, em Sabará; Altar-mor e laterais, tarja do arco-cruzeiro, altar da sacristia, dois púlpitos e tribuna de coro, todos talhados em madeira escura, na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima.

Palavras-chave:

Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa, arte barroca, o clássico, o rococó, Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo, Sabará, Nova Lima.

Professor coloque na lista o Senhor dos Passos da Catedral da cidade da Campanha no Sul de Minas. Desde menina ficava olhando aquela imagem que tinha as afeiçoes sofridas e os cabelos doados por devotos. O senhor deveria visitar pela beleza e a construção é magnifica e ainda ten a Igreja das Dores que dificilmente é aberta ao publico pelos altares e trabalho histórico; O museu que tinha um acervo enorme foi roubado ao londo dos anos mas ainda contem peças históricas Uma das cidades mais antigas onde passou a princesa e morou Barbara Heliodora Muitos Bandeirantes por lá passaram e existem as catas enormes e lugares onde o ouro era extraído. Vale a pena conhecer Grande abraço

Dione Fonseca - Mamuzinha

Obrigado pela intreção literária, Mamuzinha. Saúde visual, hein? Parabéns!